20 de Abril de 2020

Confirmada mais uma morte por Covid-19 na classe condutora de São Paulo

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Sindmotoristas apontou que 175 profissionais são suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, 27 casos já foram confirmados e, até o presente momento, 15 mortes registradas – sendo 4 confirmadas e 11 sob investigação.

Não é de hoje que a direção do Sindmotoristas tem buscado meios para proteger os condutores de São Paulo ao contágio. Desde os primeiros casos no Brasil, o sindicato tem notificado as empresas e o Poder Público sobre as necessidades de oferecer aos motoristas e cobradores os EPIs como máscara, luvas e álcool em gel 70%, mas ao que tudo indica, os patrões têm ignorado o apelo da entidade e dos profissionais.

De acordo com o presidente do sindicato, o deputado federal Valdevan Noventa, são inúmeros contatos, reuniões e protocolos reivindicando atenção e providências. “Já fizemos o possível e o impossível para chamar atenção do Poder Público e das empresas para se sensibilizarem e oferecem o mínimo de proteção aos trabalhadores. É inadmissível que esse cuidado seja protelado. Eles estão lidando com vidas e isso não é uma brincadeira”, afirmou.

Valdevan lembrou ainda que o serviço de transporte é essencial para o funcionamento da cidade e que os condutores transportam milhões de pessoas diariamente, entre eles, os profissionais da saúde, que atuam diretamente com os pacientes. “Já temos 175 pessoas com suspeitas do vírus, 27 contaminadas e 15 mortes. Os patrões estão se esquecendo que essas pessoas são pais e mães de família?”, indagou.

DAS 15 MORTES, 4 JÁ FORAM CONFIRMADAS

Entre as mortes já confirmadas na categoria, todas as vítimas são do sexo masculino tendo 70, 58, 51 e 50 anos. As identidades serão preservadas em respeito às famílias e em atendimento ao que rege o inciso X do art. 5º da Constituição Federal; bem como aos dispositivos da Resolução CFM nº. 1.246/88, em seus artigos 102 e 108, que tratam do sigilo do prontuário médico.

CONDUTORES QUE TESTARAM POSITIVOS MANDAM MENSAGENS À CATEGORIA

Na tarde de hoje, três profissionais positivos ao Covid-19 gravaram vídeos e encaminharam aos colegas por meio do WhatsApp. Os materiais traziam depoimentos relatando suas tristes experiências, a rápida evolução da doença, bem como conselhos de proteção e práticas de intensificação de higiene pessoal.

Clique na imagem abaixo e confira os depoimentos.