Comissão de Negociação se prepara no sindicato

A pedido do presidente Valdevan Noventa, foi realizada, na manhã de hoje (28), uma reunião com os componentes da Comissão de Negociação, que representam os trabalhadores de todas as garagens do sistema. O encontro teve como objetivo contextualizar e preparar os membros para os desafios da Campanha Salarial.

Na ocasião, os companheiros ouviram a palestra do técnico do DIEESE, Ilmar Ferreira Silva, que fez uma radiografia a respeito das negociações salariais de outras categorias profissionais e do cenário econômico atual, com inflação em torno de 2,84% (IPCA/IBGE) nos últimos 12 meses, a mais baixa desde 2000.

O economista lembrou que nos anos 80 e 90 a crise brasileira era de ordem econômica, mas que hoje a uma particularidade, a crise econômica tem origem política, o que dificulta vislumbrar a retomada mais robusta da economia em curto prazo.

“Existe um movimento mundial para baratear o custo do trabalho, no Brasil já aconteceu com a reforma trabalhista. Desde o ano passado, várias categorias estão enfrentando resistência dos empresários para firmar acordos favoráveis aos trabalhadores. Além disso, há um contingente de mais de 12 milhões de desempregados e as vagas que aparecem, em sua maioria, é na informalidade”.

Por fim, Ilmar destacou a organização dos condutores de São Paulo como fator positivo para enfrentar as adversidades não somente na campanha salarial, mas em outras situações de caráter trabalhista-sindical.

O presidente do sindicato, Noventa, que não pode estar presente na reunião, deixou um recado aos companheiros dando conta da importância do encontro. “Contra os interesses dos condutores existem a nova Lei Trabalhista, a licitação no transporte e a difícil conjuntura econômica do país. É importante que todos estejam cientes que enfrentaremos uma guerra para buscarmos a valorização dos nossos direitos, contudo como soldados comprometidos com a luta, tenho certeza que vamos enfrentá-la e vencê-la no final.