27 de Maio de 2019

Comissão de Negociação avalia resultado da Campanha Salarial

Na manhã dessa segunda-feira (27), aconteceu o 4º Encontro dos Membros da Comissão de Negociação para avaliação dos resultados da Campanha Salarial 2019.

No encontro, realizado no auditório do Sindmotoristas, todos concordaram que apesar da conjuntura adversa e das dificuldades impostas pelos patrões, o apoio do presidente licenciado e deputado federal Valdevan Noventa foi determinante.

Desde o início das negociações, os empresários sinalizavam que seria difícil concederem reajuste acima da inflação nos salários e benefícios; oferecendo zero por cento  de PLR e de aumento real; pretendiam implantar uma hora para intervalo de refeição sem remuneração; acabar com horas extras; adotar o banco de horas; acrescentar apenas oitenta centavos no VR; eliminar dezenas de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho; além de outras mazelas.

No encontro, frases como “A Campanha Salarial foi excelente”, “A Campanha foi difícil e a união fez a diferença”, “A luta foi grande, mas saímos vitoriosos”, “Juntos conseguimos vencer os obstáculos”, “Em comparação a outras categorias, conquistamos o melhor acordo”, entre outras, resumiram o clima de otimismo dos membros.

As regras referentes à produtividade e ausência ao trabalho para obtenção do PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados – também foram debatidas. Na opinião da maioria, faltas ao trabalho por questão de cirurgia, falecimento de parente próximo, nascimento de filho (a), casamento, acidente de trabalho, afastamento para reciclagem, doenças graves e licença maternidade não deveriam ser consideradas.

De acordo com o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso), o afastamento da Comissão de Negociação encerrará na próxima segunda-feira (03), permanecendo à disposição da entidade, apenas 8 (oito) integrantes e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT – 2019 a 2020) – deverá ser assinada até o dia 16 de junho, data limite para que seja readequado o Plano de Carreira do setor de manutenção e solucionadas as pendências alusivas às cláusulas de interesse das mulheres.

Ainda foram sugeridas adoções como a entrega de certificado de participação nas negociações, a prática da Campanha de Valorização do Emprego dos Cobradores, a realização de estudo detalhado da CCT, bem como a viabilidade de uma confraternização com a equipe de assessoria do sindicato e os membros da Comissão de Negociação Salarial.

Resultados da Campanha Salarial 2019 do SindMotoristas

Os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, a proposta salarial, que é, sem dúvida, a melhor de todo o segmento de transportes do país.

– Reajuste salarial de 5,10%;

– Vale Refeição no valor unitário de R$ 25,20;

– Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

R$ 1.500,00 para trabalhador sem faltas;

R$ 1.400,00 para trabalhador com até cinco faltas;

R$ 1.300,00 para trabalhador com até dez faltas;

R$ 1.200,00 para trabalhador com acima de dez faltas.

– Criação da Comissão da Manutenção, para discutir a pauta do setor com o patronal;

– Manutenção das cláusulas anteriores.