28 de Maio de 2019

Cobrador deve ajudar o Sindmotoristas a defender seu emprego

A maioria já ouviu a frase “Arrumar emprego é fácil, difícil mesmo é mantê-lo”. Durante muito tempo, foi realmente verdade. No entanto, diante da atual conjuntura do país, conquistar uma vaga também se tornou uma missão das mais difíceis. Estatísticas já apontam para 14 milhões de desempregados em diferentes setores da economia. O cenário tem se mostrado cada vez mais dramático mas, mesmo assim, há aqueles que não valorizam a cadeira onde estão sentados. Diante disso, o Sindmotoristas faz um alerta: seja profissional e responsável, todos têm direitos e deveres a cumprir.

O recado é válido para toda a categoria, mas tem um peso maior quando se fala nos cobradores que, inúmeras vezes, estiveram na iminência de serem extintos do sistema de transporte da capital paulista. O próprio SPURBANUSS reconheceu, durante a campanha salarial deste ano, que os cobradores seguem com seu lugar garantido graças à luta, dedicação e resistência da diretoria do sindicato, liderada pelo deputado federal e presidente licenciado da entidade, Valdevan Noventa.

Foram muitas batalhas vencidas para que os ônibus de São Paulo continuassem com esses companheiros. Agora, cabe a eles seguir as regras e mostrar proatividade para que os patrões, Poder Público e a população continuem entendendo a importância da presença dos cobradores, nos ônibus de São Paulo.

No sistema, esses companheiros lideram negativamente o número de faltas no trabalho.

Não cometer infrações, que sejam passíveis de penalidades ou multas é o quesito principal. Isso sem contar o respeito aos passageiros, que merecem um tratamento adequado. “Não usar o cinto de segurança, ultrapassar o sinal vermelho, usar celular ou fone de ouvido, fumar são infrações recorrentes. Para que possamos defender o emprego desses profissionais, precisamos ter a colaboração de todos, afinal, contra fatos não há argumentos”, disse o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana Paz (Sorriso).