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5 de junho de 2018

Acidentes com mortes nas marginais diminuem 52% em 12 meses, diz CET

Acidentes com mortes nas marginais diminuem 52% em 12 meses, diz CET

O número de acidentes com vítimas fatais caiu 52% nas Marginais Tietê e Pinheiros após a implantação da redução de velocidade, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

De julho de 2014 a junho de 2015, foram registrados 64 acidentes com mortes, entre acidentes com vítimas nos veículos e atropelamentos. Já de julho de 2015 a junho de 2016 foram contabilizadas 31 mortes.

A Prefeitura de São Paulo não divulga maiores detalhes sobre as mortes, como o número dos boletins de ocorrência, que possibilitariam a checagem das informações.

A maior redução, segundo a CET, ocorreu no número de atropelamentos fatais que passou de 24 casos acumulados no período de 12 meses até junho de 2015 para apenas um atropelamento fatal no mesmo período de 2016.

A redução da velocidade das marginais faz parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo. No dia 20 de julho de 2015, a velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.

Estado
A redução do número de mortes em acidentes de trânsito na capital paulista contribuiu para a queda em todo o estado. Segundo dados do Infosiga-SP, um relatório mensal que é mantido pelo governo e pela iniciativa privada e que analisa as mortes e acidentes no trânsito, em 2016, a redução no número de mortes foi maior e está caindo mais rápido na capital do que no estado.

Em todo o estado, foram quase 128 mil acidentes até agosto deste ano. 3.867 pessoas morreram no período. O número representa uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período de 2015. Já na capital, de janeiro a agosto, morreram 645 pessoas em acidentes de trânsito – número 16,7% inferior que o mesmo período de 2015.

Em setembro, foram 103 mortes registradas na cidade de São Paulo. Colisões e atropelamentos estão entre as maiores causas das mortes. As principais vítimas são homens, jovens, que estavam a pé ou em moto. Em agosto, na capital, 71% das vítimas foram homens, sendo que 27% tinham entre 18 e 29 anos. Pedestres representaram 51% das vítimas fatais e, motociclistas, outros 20%.

Polêmica
A redução da velocidade nas marginais foi um tema polêmico durante a campanha eleitoral dos candidatos à prefeito. O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), mudou o tom do discurso em relação ao aumento dos limites de velocidade nas pistas das marginais Tietê e Pinheiros. Se antes dizia sem ressalvas que subiria os limites nas vias em sua primeira semana de governo, o tucano agora admite a possibilidade de manter a velocidade reduzida em alguns trechos.

Segundo sua assessoria, Doria pode reestudar o aumento da velocidade em trechos das marginais onde há grande movimentação de pedestres e nas alças de acesso entre as pistas.

Doria ainda não confirma quais seriam os trechos das marginais que podem permanecer com os atuais limites de velocidade. A equipe do prefeito eleito alega que acabou de ter acesso aos dados da Prefeitura referentes aos locais com mais acidentes e fluxo de pedestres nas marginais e, portanto, não teve tempo hábil para analisá-los a fundo.

 

(Fonte: G1)