Valdevan Noventa defende trabalhadores da Viação Gato Preto

Depois de receber várias denúncias de abusos praticados pela Viação Gato Preto, o presidente do SINDMOTORISTAS, Valdevan Noventa, esteve na garagem da empresa decretando o fim da exploração dos trabalhadores. Cobrança indevidas de multas do RESAM e intervalo de descanso sem remuneração foram algumas das pautas da visita, realizada na madrugada desta segunda-feira (19).

Na ocasião, o dirigente sindical falou que os patrões faltaram com respeito aos trabalhadores. “É inaceitável que as empresas de ônibus adotem práticas como essa, baseando-se nessa maldita Lei Trabalhista, que veio com o único propósito de massacrar os direitos da classe trabalhadora”, disse o presidente. Referindo-se à implantação do intervalo de uma hora para descanso e refeição sem remuneração, o que contraria a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria que está em vigência até o dia 30 de abril.

Noventa foi muito aplaudido pelos companheiros da Gato Preto, ao declarar que não aceitará outra posição que não seja o cumprimento da cláusula da CCT que determina 30 minutos de intervalo remunerado. “Vou repetir o que tenho insistentemente falado para a nossa categoria, Poder Público e empresários de ônibus: NOVA LEI TRABALHISTA? AQUI NÃO!

MULTAS

O presidente do sindicato também manifestou sua indignação com a cobrança das multas do RESAM pela empresa e citou um motorista que está sendo cobrado em R$900,00 por multa de farol. “Na minha gestão deixei claro que não aceitaremos este tipo de cobrança, porque é mais uma tentativa de exploração para cima dos trabalhadores, inclusive, foi distribuído um jornal específico para a categoria informando-a de que as multas do RESAM tinham acabado”, afirmou.

Os secretários de Formação e Cultura, Valmir Santana da Paz (Sorriso) e de Saúde, Valdemir de Jesus Santos (Mi), acompanhados do cipeiroDeikson também estiveram nas outras duas garagens da Viação Gato Preto, levando a posição do sindicato acerca de tais abusos.  Caso os patrões insistirem com esses desmandos, o sindicato tomará as providências necessárias.

CAMPANHA SALARIAL

Nos próximos dias o presidente estará nas garagens da Transppass e Santa Brígida exigindo respeito aos direitos dos trabalhadores.

Valdevan Noventa cobrou firmeza dos diretores do sindicato no combate à nova Lei Trabalhista e às outras irregularidades, lembrando que esses dirigentes foram eleitos para representar os interesses da categoria. “É preciso honrar o compromisso que assumiram e isso, infelizmente, não está acontecendo em algumas garagens”, declarou o presidente do sindicato que, encerrou sua fala, convocando todos os ‘soldados’ para a guerra,referindo-se àCampanha Salarial deste ano.