“Ser motorista de ônibus foi um sonho realizado”

Dedicação, respeito à profissão e um amor incondicional ao mundo dos ônibus. Essas são apenas algumas características que chamaram atenção do presidente do SINDMOTORISTAS,Valdevan Noventa, ao conhecer o jovem motorista da VIP de Pinedo, Willian Rebouças Sampaio.

Foi navegando na internet que o presidente descobriu o quanto Willian é apaixonado pelo que faz. Por isso, fez questão de convidá-lo para conhecer as instalações da entidade e contar um pouco mais sobre a sua história.

Foi procurando um emprego com carteira assinada que Willian entrou para a categoria, trabalhando como cobrador na empresa de ônibus Júlio Simões, na região de Mogi das Cruzes, em 2007. Depois de quatro meses, teve uma experiência que mudou a sua vida. “Quando sentei no banco do motorista e comecei a tocar o volante, o painel, sentir a sensação de dirigir um ônibus foi amor à primeira vista”, declarou Willian.

Depois desse dia, ele decidiu investir na profissão. Tirou sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria profissional, fez curso de MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), só que a oportunidade que apareceu foi de motorista de caminhão em uma transportadora.

O companheiro não desistiu do seu sonho, chegou perto quando foi trabalhar com micro-ônibus em uma cooperativa, na zona sul da capital. Contudo, sabia que precisava de experiência para melhorar seu currículo, então, aceitou ser motorista de ônibus em Laranjal Paulista, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Lá trabalhou com circular, fretamento e turismo.

Em 2012, já casado e com uma filha a caminho, Willian decidiu voltar e tentar a sorte novamente na capital. “Bati nas portas de várias empresas, fiz testes e finalmente fui selecionado para trabalhar na VIP De Pinedo. Quando dirigi um articulado, fazendo a linha 637ª/10 (Jd. Ângela-Pinheiros), foi a realização de um sonho, que alimentei por muitos anos colecionando ônibus de brinquedo e depois maquetes”, contou.

O uso das redes sociais começou por conta das brincadeiras dos colegas que o apelidaram de ‘Instrutor Will’, pois quando passava pelos setores dava sempre algumas dicas sobre como resolver problemas ou melhorar o desempenho do veículo. Assim, o companheiro levou  o seu conhecimento para o Facebook, por meio de vídeos didáticos. Só não imaginava a repercussão desta prestação de serviço.

Muito observador, Willian fez um vídeo orientando os pais a terem atenção com filhos sentados próximos às janelas dos ônibus, que abrem em dois compartimentos para evitar que as crianças coloquem as mãos ou outra parte do corpo para fora – evitando o risco de sofrerem algum acidente. Em outro vídeo, observando sua filha de seis anos que passa mal quando anda de ônibus, orientou os pais a terem na bolsa sempre um saquinho plástico em caso de emergência.

Com o apoio do seu cobrador e parceiro Flávio, essa brincadeira virou trabalho sério nas redes sociais, e Willian chamou atenção da grande imprensa, inclusive, foi matéria do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Willian também enalteceuo papel do SINDMOTORISTAS, dizendo que a administração de Valdevan Noventa realiza um trabalho fundamental para a categoria. “Eu acompanho o trabalho de Valdevan e o apoio na luta pela manutenção dos cobradores, pois em uma cidade como São Paulo é impossível o motorista dirigir veículos do porte de um articulado ou super articulado,sem o cobrador que é seu auxiliar na jornada de trabalho. A sua presença traz segurança para todos dentro do ônibus”, afirmou.

O companheiro da VIP De Pinedo também elogiou os dirigentes do sindicato na garagem, ‘Boca de Lata’ e ‘Tiquinho’, que dão todo respaldo para os trabalhadores.

Ao longo da entrevista, Willian fez várias declarações de amor à sua profissão, mas já no seu final confidenciou que tem um novo sonho: cursar teologia em uma das faculdades conveniadas com o sindicato.