Defeito em freio é principal falha em ônibus municipais

O freio é a parte do ônibus onde mais foram detectados defeitos mecânicos no transporte público da capital, de acordo com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação pelo Agora.

Entre janeiro e junho deste ano, foram encontrados 405 defeitos nos sistemas de frenagem após 30.565 inspeções.

Segundo a SPTrans, empresa da gestão Fernando Haddad (PT) que gerencia o transporte público municipal, as falhas nos freios representam um em cada quatro defeitos mecânicos flagrados durante as inspeções realizadas nos ônibus que circulam pelas ruas paulistanas.

Entre motoristas, a sensação é a de que a manutenção nos freios tem deixado a desejar, segundo o diretor executivo do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), Francisco Xavier.

“Temos muita situação de ‘freio dobrando.” O motorista pisa, o pé vai até o fim da regulagem e o ônibus não para. Com o veículo lotado de passageiros, em um trânsito caótico, isso é acidente na certa.

William Cardoso
do Agora