Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Dor nas costas pode ser consequência de dirigir mais de duas horas por dia

Dor nas costas pode ser consequência de dirigir mais de duas horas por dia

Mais de 20% dos paulistanos gastam ao menos duas horas no trânsito todos os dias. E os congestionamentos e as longas distâncias entre a casa e o trabalho contribuem para fazer o motorista repetir os mesmos movimentos por tempo indeterminado, sempre em uma única posição, o que pode gerar dor nas costas.

Problemas lombares são muito comuns. Tem vários fatores que interferem, como pré-disposição genética, sedentarismo, má postura, idade ou esforço repetitivo. Entre as profissionais, alguns correm até mais risco de ter dor nas costas, como os motoristas de táxi, ônibus e caminhão”, explica o Dr. Alexandre Fogazza, especialista em coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.

Além da repetição dos movimentos e da postura errada adotada por muitos motoristas, a dor lombar pode ser causada pela vibração que a coluna sofre durante a direção. “Em grande parte das pessoas, os sintomas começam como uma dor muscular, mas, com o tempo, isso pode causar um desgaste ósseo, tornando mais difícil o tratamento”, ressalta o especialista.

Como melhorar a postura

Não há segredo quando o assunto é cuidar da saúde da coluna: é preciso se exercitar. De acordo com Fogazza, trabalhar a musculatura abdominal e paravertebral, que dá sustentação ao corpo, ajuda a evitar dores na região lombar. O especialista indica a prática de hidroginástica, natação, musculação ou pilates aos motoristas.

Além disso, há uma forma certa para se sentar no banco do motorista. “O joelho e o quadril devem estar dobrados em 90 graus, as costas devem estar apoiadas e a distância da direção para as mãos deve ser adequada para a pessoa não ficar nem debruçada para frente ou esticada para trás”, afirma o médico.

 

Se for necessário dirigir por muito tempo, o especialista indica ao motorista estacionar o veículo de duas em duas horas para realizar um alongamento e dar uma breve caminhada. Com alguns cuidados, é possível evitar a dor nas costas.