Categoria aprova um pacote de melhorias e encerra a Campanha Salarial 2016

Materia: Márcia Vissioli
Fotos: Denis Glauber

Milhares de trabalhadores(as) em transportes fecharam a rua em frente à sede do Sindicato para ouvir a nova proposta salarial, na tarde do dia 20/05, após recuo dos empresários e do Poder Público que ficaram pressionados diante das manifestações da categoria nos últimos dias.

Vários diretores ressaltaram o agravamento da crise política e econômica do País para justificar as inúmeras dificuldades enfrentadas nas negociações salariais. Foi preciso muito esforço e união para acabar com a intransigência daqueles que comandam o sistema de transporte público desta cidade. Nos últimos dois dias, representantes dos trabalhadores, empresários e Prefeitura estiveram reunidos por mais de 10 horas.

Edivaldo Santiago, diretor de finanças, foi muito feliz ao enaltecer o presidente do Sindicato, Valdevan Noventa. “Nosso líder maior conduziu com muita inteligência e habilidade essa Campanha Salarial. Se dependesse dos patrões, o movimento acabaria nos tribunais, onde o resultado poderia ser desastroso para os trabalhadores(as)”.

O presidente Noventa antes de colocar a proposta para votação lembrou da triste realidade de 11 milhões de brasileiros, pais de famílias que estão sem emprego e que não conseguem retornar para o mercado de trabalho. “Sei que a nossa categoria merecia mais em termos de melhorias, mas foi o possível que conseguimos. A proposta é satisfatória e contempla todos os trabalhadores. Pessoalmente, a minha maior satisfação foi a manutenção dos cobradores(as). Esses companheiros podem agradecer a Deus porque seus empregos estão garantidos”.

Por unanimidade, a assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a proposta salarial nas seguintes condições:

REAJUSTE SALARIAL DE 7,5%;

PLR DE R$1.300,00;

VALE REFEIÇÃO DE R$20,50 (8%);

IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS EM TODAS AS GARAGENS DO SISTEMA NO PRAZO DE 60 DIAS;

FIM DAS MULTAS DO RESAM POR MEIO DE PORTARIA A SER PÚBLICADA NO DIA 23/05;

TODAS AS ATIVIDADES DOS CIPEIROS SERÃO CUSTEADAS PELAS EMPRESAS;

MANUTENÇÃO DOS COBRADORES DENTRO DOS ÔNIBUS.

Noventa parabenizou os companheiros e fez um último pedido, antes de encerrar a assembleia, para que todos ajudem o Sindicato a fiscalizar o cumprimento de todas as cláusulas econômicas e sociais do Acordo pelas empresas. “Fiquem com Deus e até a próxima luta”.