27 de Maio de 2019

Sindicato entrega quase 7 mil declarações de IR de associados

Uma das prioridades do Sindmotoristas no início do ano é auxiliar a categoria na entrega da documentação e elaboração do Imposto de Renda. Em 2019, não foi diferente. O resultado foi um total de 6.823 declarações feitas, gratuitamente, no Setor de Atendimento ao Associado, entre os dias 11 de março e 30 de abril, data limite determinada pela Receita Federal. A maioria foi feita na sede principal da entidade, na Rua Pirapitingui, bairro Liberdade. Foram mais de 4 mil. Na subsede Leste foram calculadas 1.258. Já nas Sul e Norte foram 737 e 636, respectivamente.

Aqueles que se enquadram na obrigatoriedade e perderam o prazo estão obrigados a pagar uma multa de R$165,74. Para quem não tem imposto a pagar, esse é o único valor estipulado. No caso das pessoas que também devem tributos, há ainda uma cobrança que irá variar de 1% por mês de atraso até o limite de 20% sobre o imposto devido. Agora, se você entregou a declaração na data correta, mas descobriu que esqueceu de alguns dados ou cometeu erros, ainda é possível retificar, sem pagar nada por isso. O primeiro passo é entrar novamente no programa e selecionar o documento que será corrigido. Qualquer dúvida, o Sindmotoristas segue à disposição.

Conforme divulgado, a Receita Federal recebeu pouco mais de 28 milhões de arquivos de Pessoa Física neste ano. A expectativa era de 30,5 milhões. A próxima fase é a da restituição. Os pagamentos começam no dia 17 de junho e seguem até 16 de dezembro, quando será aberto o 7º e último lote. Tem direito a receber uma devolução, quem pagou mais do que deveria ao longo do ano. A prioridade de recebimento fica para aposentados, professores e portadores de doenças graves. O depósito da quantia é feito na conta corrente informada no programa da Receita no momento da declaração.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3274-5333 ramal 118.