Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

8 de Fevereiro de 2022

Secretaria Nacional de Trânsito autoriza CET-SP a utilizar sinalização para faixa de motos na Av. 23 de Maio em caráter experimental

Secretaria Nacional de Trânsito autoriza CET-SP a utilizar sinalização para faixa de motos na Av. 23 de Maio em caráter experimental

Companhia deverá apresentar trimestralmente ao órgão de trânsito relatório com as análises e avaliações técnicas do “Projeto Faixa Azul”

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo está autorizada pela Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito a utilizar, em caráter experimental, a sinalização voltada à circulação de motocicletas denominada “Projeto Faixa Azul”, na Avenida 23 de Maio, no trecho compreendido entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad.

O trecho está no sentido Santana/Aeroporto, e tem extensão aproximada de 6 km.

A Portaria com a autorização foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 08 de fevereiro de 2022.

O órgão máximo de trânsito, ente do Governo Federal, determina ainda que a CET deverá apresentar trimestralmente relatório com as análises e avaliações técnicas do projeto.

Como mostrou o Diário do Transporte, o projeto Faixa Azul passou a funcionar no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego, “o projeto piloto da Faixa Azul tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, além de pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo. Sua demarcação considera o espaço usualmente já utilizado pelos motociclistas, não alterando a dinâmica previamente existente. A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas e sua utilização não é obrigatória. Os motociclistas serão orientados a utilizar o espaço em caso de trânsito lento”.

Segundo a CET, a avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por ser uma via com grande utilização pelas motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.

A expectativa da prefeitura de São Paulo é reduzir em 30% o total de acidentes na 23 de maio envolvendo motos.

Segundo a CET, será a primeira vez que a cidade de São Paulo terá sinalizações e placas específicas para motociclistas.

Fonte – Diário dos Transportes