14 de junho de 2020

Secretaria de Saúde atualiza dados do número de casos de coronavírus na categoria

Levantamento atualizado da Secretaria de Saúde do sindicato confirmou o que todos temiam: o aumento de ocorrências de coronavírus na categoria.

Os dados divulgados neste sábado, dia 13, apontam 707 trabalhadores com suspeita de terem sido contaminados pelo vírus, 155 casos já confirmados e 40 mortes, sendo 9 confirmadas por complicações da doença e 31 aguardam o resultado dos exames.

A direção do sindicato tem fiscalizado as empresas quanto ao fornecimento dos EPIs e orientado os trabalhadores a se manterem protegidos com as ferramentas disponíveis no momento: o uso da máscara, álcool em gel e lavar as mãos sempre que possível em locais apropriados.
No entanto, a preocupação dos dirigentes se intensifica na medida que cresce a taxa de contaminação na categoria e em curso está a flexibilização da quarentena.

“Tememos que o problema possa fugir de controle se os coletivos continuarem superlotados, expondo a maiores riscos de contágio condutores e passageiros. Os ônibus podem virar incubadoras do coronavírus”, disse Valmir Santana da Paz (Sorriso), presidente em exercício do Sindmotoristas.