Prefeito “bonzinho”, Doria oferece Uber e táxi de graça para servidor não aderir à greve geral

Enquanto o governo do estado apelou para a Justiça para impedir a greve geral no setor metroferroviário, o prefeito João Doria enveredou por outro caminho: oferecer transporte gratuito para que todos os funcionários públicos municipais compareçam ao trabalho nesta sexta-feira (28), dia da Greve Geral contras as reformas trabalhista e da Previdência. Para isso, prefeito fez um acordo com o Uber e a 99 para que as duas empresas transportem de graça os servidores municipais.

A prefeitura tem cerca de 129 mil funcionários públicos trabalhando na administração direta. E o prefeito avisa: Uber e 99 táxi vão fazer uma doação à Prefeitura. Os motoristas credenciados serão reembolsados, sem cobrar nada da administração.

No início da semana o prefeito já havia anunciado que iria cortar o ponto de quem não fosse trabalhar no dia da greve. Nesta quarta, através de um e-mail, a Prefeitura orientou as secretarias e os órgãos da administração direta e indireta municipais a usarem da criatividade para que o expediente seja próximo da normalidade no dia da greve. O email sugere a organização de caronas entre servidores que possuem carro, além da criação de escalas de transporte compartilhado com veículos oficiais da prefeitura.

Em sua página do Facebook o prefeito também enviou um recado para os servidores municipais: “Minha mensagem é para você que é servidor, para você que gosta do que faz, que é apaixonado pelo serviço público. Para você que é servidor, como eu, sexta-feira, dia 28, é dia de trabalho. Só quem não quer trabalhar é que vai fazer greve. Porque mesmo quem deseja manifestar-se, faz isso em horário fora de expediente, faz isso no sábado, faz isso no domingo, faz isso de noite, faz isso na hora do almoço. Não faz durante o trabalho”.

Em vídeo, o prefeito afirmou ainda que todos os servidores públicos receberão até hoje uma mensagem informando sobre qual aplicativo de transporte deverão utilizar. “Nós somos servidores públicos, atendemos a população, principalmente a população mais pobre e mais humilde da nossa cidade, que não pode ficar sem saúde, que não pode ficar sem educação, que não pode ficar sem transporte público, sem segurança”, completou ele.

Em nota, a Uber informou que vai colocar à disposição amanhã, dia 28, dois cupons com desconto de R$ 20 para todos os usuários que utilizarem a modalidade compartilhada (Uberpool), entre as 7h e às 11h e das 16h às 20h – independentemente de serem funcionários públicos. Nos casos em que a corrida ultrapassar esse valor, o custo deverá ser pago pelo usuário.

Sindicato critica decisão. Em declaração ao jornal O Estado de SP, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo, Sergio Ricardo Antiqueira, criticou a decisão, que alega ser uma tentativa “desesperada” de desmobilizar a paralisação. “Não me surpreende essa estratégia, mas a sensação que tenho é que atitudes como essa motivam mais os servidores a participar da greve”, afirma. Antiqueira defende ainda que a decisão da Prefeitura é um sinal da falta de diálogo com o funcionalismo público, que reivindica reajuste salarial conforme a inflação e aumento real de 10%.