Passageiro paga, mas fica sem crédito do Billhete Único

Usuários do Bilhete Único estão tendo dificuldades para recarregar o cartão pela internet e em postos da Rede Ponto Certo nas estações de metrô e ônibus. Na maioria dos casos houve o desconto do valor na conta do cliente, mas os créditos não foram carregados no bilhete.

Isso tem de ser feito em validadores ou em postos nas estações de metrô e ônibus. No começo do mês a estagiária de direito Mariana Bittencourt, 21 anos, recarregou R$ 160 em seu Bilhete Único pela internet, mas não conseguiu transferir os créditos para o cartão. “Liguei para a empresa e eles me enrolaram por dias”, afirmou. Ela foi ao banco, que confirmou que o dinheiro saiu da conta. Segundo ela, na SPTrans, empresa da gestão Fernando Haddad (PT) responsável pelo transporte público municipal, informaram-na de que o erro era da empresa Ponto Certo.

A estagiária procurou a empresa, que a orientou a procurar um dos seus postos no metrô, onde o valor seria estornado. Resposta A Rede Ponto Certo afirmou que orientou, fez o crédito ou estornou o dinheiro dos clientes que reclamam do serviço de recarga. A empresa disse também que, para celulares que não têm a tecnologia NFC compatível, a validação do crédito comprado (ou seja, a recarga física no cartão) precisa ser feita em uma máquina de consulta saldo ou qualquer ponto de recarga do Bilhete Único. Os entrevistados disseram que tentaram fazer a validação dos créditos nas máquinas, mas não conseguiram.

A SPTrans diz que em junho a rede Ponto Certo realizou 2.450.079 transações e que no site Reclame Aqui há solução de 100% das 1.181 queixas dos usuários nos últimos 12 meses.