Lotações clandestinas voltam a tomar ruas de São Paulo

As lotações clandestinas voltaram a circular na capital. Elas operam na zona oeste da capital e disputam passageiros com ao menos quatro linhas de ônibus municipais. Os veículos atrapalham os ônibus, andando devagar diante deles. Com isso, o atraso chega a ser de 20 minutos, afirmam os motoristas dos coletivos.

A gestão Fernando Haddad (PT) afirmou que há vans operando com decisão da Justiça, mas não informou quantas. Também disse e que faz fiscalizações para flagrar eventuais serviços ilegais.

As empresas dizem que cabe à prefeitura coibir os clandestinos.

Ontem, a reportagem viu 20 vans circulando; duas tinham um selo informando ter autorização judicial. Os alvos das lotações irregulares são as linhas 8040-10 (Jardim Sol Nascente-Lapa), 8050/10 (Morro Doce-Lapa) e 8047-10 (Jaraguá-Lapa) e 128Y-10 (Jardim Peri Alto-Lapa).

Os veículos, brancos e alguns com placas vermelhas, trazem luminosos com os números das linhas. Resposta A SPTrans (São Paulo Transportes), da gestão Fernando Haddad (PT), afirmou em nota que “vans operam na região da Lapa por decisão judicial” e, por esse motivo, não pode apreendê-las.

A prefeitura não disse quantos veículos têm a autorização. Afirmou ainda que faz fiscalizações para detectar veículos irregulares. Em junho, disse, foram dez ações. A Santa Brígida afirmou que informa à SPTrans os problemas com os clandestinos.

O SPUrbanuss (sindicato das viações) disse que não é atribuição das empresas coibir os clandestinos, e que os funcionários são orientados a evitar conflitos com os perueiros.

(Fonte: Fabio Pagotto do Agora)