Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Dória foca revisão de gratuidade para amenizar prejuízo de tarifa congelada

Dória foca revisão de gratuidade para amenizar prejuízo de tarifa congelada

O prefeito eleito de São Paulo, João Dória, vai focar a revisão das gratuidades nas passagens de ônibus para conter os gastos no sistema de transporte e, dessa forma, diminuir o prejuízo de sua promessa de congelar a tarifa ao longo de 2017.

Uma equipe do governo de transição, formada por técnicos da área de transportes e finanças, já se debruça sobre o tema para anunciar mudanças logo no início do novo mandato, em janeiro.

Essa revisão ganhou forças nos últimos dias, diante da constatação de que a manutenção da tarifa de R$3,80 causará pouco mais de 1 bilhão em gastos extras à Prefeitura.

Na prática, isso significaria elevar em mais de 50% o subsídios ao sistema, hoje já em patamar acima de R$2 bilhões ao ano. O subsídio é dinheiro repassado pela Prefeitura às viações de ônibus para cobrir as diferenças ente os que os passageiros pagam e os custos reais dos serviços prestados.

A estratégia da equipe de Dória é revisar a política de gratuidades para amenizar o prejuízo com a promessa da tarifa congelada.

Hoje, tem direito ao passe livre idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiências e estudantes de baixa renda, que totalizam cerca de 2,1 milhões de pessoas.

 

(Fonte – http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/11/1834001-doria-foca-revisao-de-gratuidade-para-amenizar-prejuizo-de-tarifa-congelada)