16 de Abril de 2024

Trabalhadores do Setor de Manutenção da Região Leste aprovam pauta específica por unanimidade em assembleia

A direção do SMTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) promoveu, nesta terça-feira (16), às 17h, a primeira Assembleia Regional com os companheiros do setor de Manutenção, que trabalham nas empresas localizadas na Região Leste da cidade. Inclusive, atendendo ao chamamento, lotaram a subsede leste do Sindicato.

Foi apresentado aos companheiros os pontos da pauta de reivindicações específica para o setor, que contempla importantes melhorias das condições salariais, saúde e segurança no trabalho, destacados em 13 pontos. O documento – que vai formatar o plano de cargos e salários da Manutenção – traz a proposta de criação de grupos e cargos para o setor, uma reivindicação antiga dos trabalhadores.

Aos presentes também foi apresentado como será discutida na Campanha Salarial a estrutura de cargos e salários, características gerais dos cargos, dos salários, bem como dos aumentos salariais.

Colocada em apreciação, a pauta de reivindicações foi aprovada por UNANIMIDADE. Também foram escolhidos e aprovados os representantes do conselho consultivo – todos ligados ao setor de manutenção na região leste, que atuarão em conjunto com nosso secretário da pasta, Marcos Rodrigues de Oliveira (Cachorrão). Os demais membros serão agregados ao conselho nas assembleias regionais – norte e oeste e sul e sudeste.

“Esta metodologia de trabalho diário em conjunto com a participação efetiva dos trabalhadores de todas as regiões de nossa base será essencial para fortalecermos as lutas do setor, batalhar por suas pautas e estreitar a relação com a entidade”, destacou.

De acordo com o presidente Edivaldo Santiago, a Manutenção deve ser ponto estratégico das negociações com o patronal. “Este setor, já disse e afirmo, é o coração das empresas de transporte por ônibus. Sem manutenção, não tem ônibus circulando, por isso nas negociações vamos por peso em suas reivindicações, que são justas, legítimas e históricas em nossa categoria”.

A pauta de reivindicações, vale ressaltar, será protocolada em caráter de urgência na SPURBANUSS.

Os demais diretores da entidade presentes na assembleia, da mesma forma hipotecaram apoio às lutas e reivindicações dos trabalhadores da Manutenção.

IMPORTANTE: A primeira rodada de negociações da Campanha Salarial começa amanhã (quarta-feira, 17 de abril), a partir das 9 horas no auditório da SPURBANUSS. “De cara já vamos dar o tom do que queremos e pretendemos nas conversas. Nada de enrolação, exigimos propostas na mesa”, afirmou Edivaldo.

Outras assembleias regionais com a Manutenção

Dias 18 e 19 de abril, os companheiros da Manutenção das regiões Norte e Oeste e Sul e Sudeste tem compromisso inadiável com a direção do SMTRUSP para discutir e avaliar a primeira rodada de negociação, bem com os pontos da pauta especifica do setor.

Regiões Norte e Oeste

18/4/2024 (quinta-feira), às 17h00, Escola de Futebol Mauro Bezerra Pinheiro (Rua Marina Ciufuli Zanfelice, 61, Lapa de Baixo)

Regiões Sul e Sudeste

19/4/2024 (sexta-feira), às 17h00, Subsede Sul (Alameda Santo Amaro, 731, Santo Amaro)