13 de setembro de 2023

Sindmotoristas entrega pauta dos trabalhadores no Ministério do Trabalho e na Câmara Federal

O presidente do Sindmotoristas, Cristiano Porangaba (Crizinho) teve uma agenda em Brasília, nesta quarta-feira (13).

A primeira atividade do dia foi no Ministério do Trabalho e Emprego.

Acompanhado dos secretários da Habitação, Almerindo Oliveira (TEGA) e do Meio Ambiente, Pedro Moreira de Alcântara (Boka de Lata), dos assessores jurídicos, Dr. Jucelino Medeiros e Dr. Marcio Chim, e do assessor da presidência, Antônio Ferreira Mendes, o presidente do sindicato entregou ao ministro Luiz Marinho a pauta dos condutores de São Paulo, que inclui: a garantia dos postos de trabalho dos cobradores; direito ao intervalo para refeição e repouso; apresentação de ato normativo do Congresso Nacional para sustar os efeitos da Portaria 1.297/ 2014 que alterou o Anexo 8º (VIBRAÇÃO) da Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho; entre outras.

Sensível às reivindicações da categoria, o ministro se prontificou a analisar o documento com sua equipe técnica e que dedicará esforços para o seu pronto atendimento.

O próximo compromisso foi na Câmara Federal. Os representantes do sindicato foram recebidos, em plena sessão, pelo presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Cezinha de Madureira. A reunião continuou no gabinete do parlamentar juntamente com sua equipe, que recebeu a incumbência de agilizar o processo de análise para que as solicitações dos condutores sejam inseridas em projeto de lei para tramitação na Câmara.

A última atividade do dia foi uma visita à sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), a qual o Sindmotoristas é filiado.

A CNTTT tem nova diretoria. O atual presidente, Valdir de Souza Pestana, é um amigo de longa data dos condutores e,

que, agora, responde por duas importantes instituições do transportes: a CNTTT E FTTRESP (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo.