18 de setembro de 2023

SindMotoristas apoia a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade

A Semana Nacional do Trânsito e Mobilidade é celebrada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme orientação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Neste ano, o tema símbolo é “No Trânsito, Escolha a Vida”.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, em parceria com os departamentos/companhias estaduais e municipais empenham-se em suas atividades voltadas à educação, fiscalização e engenharia, trabalhando na construção de vias e espaços mais humanizados, respeitosos, seguros e ambientalmente sustentáveis.

O SindMotoristas apoia este importante movimento social, pois representa mais de 40 mil trabalhadores e trabalhadoras que atuam no transporte urbano por ônibus na cidade de São Paulo. A maior frota do país e da América Latina.

Inclusive, a diretoria adota medidas efetivas no sentido de colaborar na promoção de um trânsito melhor para os profissionais da categoria, motoristas, motocicletas, ciclistas, pedestres e demais agentes. Realiza fiscalizações permanentes nas empresas para cumprimento dos treinamentos de motoristas/cobradores e jornadas menos estressantes, solicita renovação e atualização da frota, assim como cobra do poder público melhorias no sistema viário (melhorias no pavimento e na sinalização horizontal e vertical).

“Estas são medidas que podem ajudar diretamente na promoção de trânsito melhor para todos nós. O ônibus, neste processo, cumpre papel central pois transporta milhões de passageiros aos seus destinos”. E completa. “Vamos trabalhar em parceria com os agentes envolvidos em prol da humanização no trânsito e no transporte”, afirma o presidente do Sindicato, Cristiano Porangaba (Crizinho).

Importância do ônibus no Dia Mundial Sem Carro

Na próxima sexta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial Sem Carro.

No Brasil, desde 2001, diversos movimentos colocam em prática esta ação, não somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, como por exemplo o transporte coletivo por ônibus.

Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.​

“O ônibus é um meio de transporte tradicional na vida das pessoas e que possui amplo alcance de atendimento em todas regiões. Portanto, estamos prontos para colaborar diretamente nesta transformação, que futuramente contará com veículos movidos a eletricidade, sem combustão fóssil”.