10 de novembro de 2022

Sem proposta da PLR, condutores prometem deflagrar greve em São Paulo

Mesmo com determinação da justiça, o setor patronal não consegue avançar no diálogo e na proposta para o pagamento do PLR dos condutores de São Paulo. Exaustos de tanta protelação, a categoria está disposta a aprovar a deflagração de greve no próximo dia 21.

Nesta quinta-feira (10), aconteceu a terceira rodada de negociação com o SPURBANUSS, e os representantes do setor patronal não apresentaram nenhuma proposta referente aos trabalhadores, pois os empresários de ônibus ainda não chegaram a um consenso quanto aos valores e formas de pagamento. “Sem qualquer proposta da PLR apresentada até o momento pelo patronal, após três reuniões realizadas, a paralisação por empresa será inevitável”, afirmou o presidente do sindicato Nailton Francisco de Souza (Porreta).

“O SPURBANUSS pediu para aguardar até a reunião do dia 22, pois acredita que até essa data terá algo para apresentar. Mas os condutores não vão mais esperar”, completou.
A direção do sindicato vai mobilizar e convocar os trabalhadores para a paralisação, que deve seguir os procedimentos determinados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), quando do julgamento do Dissídio Coletivo de Greve nº 1003623-10.2022.5.02.0000, dia 07 de outubro.

A Justiça concedeu liminar aos empresários de ônibus e estipulou as seguintes condições para a paralisação:
– Seja assegurada 80% da frota disponível para operação dos serviços de transporte coletivo no âmbito deste Município nos horários de pico;
– E, para os demais horários (entrepico), sejam assegurados 60% da frota disponível para manutenção dos serviços de transporte público em questão.
Portanto, para evitar sanções, o movimento dos condutores acompanhará o parecer do Tribunal para a realização da greve.