28 de Maio de 2024

Reunião com patronal é marcada por poucos avanços nas cláusulas econômicas; se não houver uma resolução, é GREVE

A quinta reunião de negociação da Campanha Salarial 2024 entre setor patronal e SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), realizada nesta terça-feira, 28 de maio, foi marcada por poucos avanços nas cláusulas econômicas.

A direção da entidade pede reajuste de 3,69% pelo IPCA-IBGE, mais 5% de aumento real e reposição das perdas salariais na pandemia na ordem de 2,46%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Os patrões acenaram com apenas 2,77% e composição pelo Salariômetro em setembro, que já foi rejeitado em assembleia.

“A categoria foi destroçada nos últimos anos com a perda significativa de reajustes por conta da avareza dos patrões e irresponsabilidade do ex-presidente. Esta proposta que apresentam é um absurdo e já foi rejeitada. Melhorem os números e pensem nos pais e mães de família que estão neste momento transportando passageiros e naqueles que foram vítimas na pandemia”, disse o presidente Edivaldo Santiago.

Outras reivindicações, como Participação nos Lucros e Resultados (PLR), reajuste do ticket para R$38, cesta básica com produtos de qualidade e fim do termo SIMILAR também fazem parte dos anseios da categoria. Os trabalhadores buscam ainda reajuste de 17% no seguro de vida e cobertura de 10 pisos salariais em respeito a Lei 12.619/2012 (lei do motorista), melhoria nos convênios médico e odontológico, jornada de trabalho de 7 horas efetivamente trabalhadas (6h30 mais 30 minutos de descanso e refeição) ou 6 horas trabalhadas e 1 hora remunerada, auxílio funeral com revisão dos valores, cartão para uso em necessidade, dentre outras. O setor patronal se comprometeu a analisá-las para contraproposta.

Dia 03 de junho, nossa data limite

Para o presidente Edivaldo Santiago, a data limite para a categoria é 03 de junho. Ou chega com uma proposta efetiva ou os trabalhadores cruzarão os braços. É greve!!!

“Nossa posição é clara e está posta na mesa. Vamos aguardar uma proposta digna, justa e decente dos patrões até o dia 03 de junho. Se não vier, a direção do Sindicato vai mobilizar a categoria para um grande movimento paredista nesta cidade”.

Antes disso, grande plenária no Sindicato

Amanhã, quarta-feira (29), a direção da entidade fará uma grande plenária no auditório do Sindicato, a partir das 10 horas, com a presença de membros da diretoria, delegados e representantes da comissão de negociação para debate e avaliação sobre a reunião com o setor patronal e realinhamento das próximas ações dentro da Campanha Salarial.

Ninguém mexe com os delegados

A presença dos delegados nas garagens é essencial na representação dos trabalhadores e auxílio aos diretores. Portanto, uma função que merece respeito, inclusive reconhecida pela categoria no 8° Congresso em Praia Grande, com regramento de trabalhos e funções regidos na Convenção Coletiva de Trabalho.

“Os delegados são uma conquista do Sindicato e dos trabalhadores. Faz parte da nossa história de lutas. Portanto, faremos uma grande discussão em torno da sua permanência e seu justo reconhecimento por parte das empresas”, afirmou Edivaldo Santiago.

Outras cláusulas com avanços e comissões de negociação…

Como destacado anteriormente, cláusulas pendentes, como seminário de cipeiros (a partir de agora anual), gestantes, mães adotantes, auxílio doença com a liberação de atestado médico para fins psiquiátricos, aleitamento, abono de mais um dia nas férias pela não falta ao trabalho no período de 90 dias, estão acordadas entre as partes.

A pauta específica do Setor de Manutenção, fim das multas do RESAM, dependentes químicos, filhos com deficiência, cursos de formação e conciliação prévia serão amplamente discutidas em comissões específicas para encaminhamentos, conforme deliberado e aprovado pela categoria.