27 de Março de 2024

Presidente Edivaldo Santiago pede união e participação na Campanha Salarial – 2024 do SMTRUSP

Na assembleia da Região Sul da Campanha Salarial – 2024 do SMTRUSP –  Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, realizada na tarde de quarta-feira (27), o presidente da entidade Edivaldo Santiago da Silva, destacou que o êxito das negociações dependerá, principalmente, do comprometimento de todos em mais esta batalha entre patrões e empregados do sistema de transporte urbano de São Paulo.

“A diretoria do sindicato está unida e preparada para enfrentar todo tipo de obstáculo que possa aparecer no processo de negociação coletiva com os representantes dos patrões. De uma coisa vocês podem ter certeza, não faremos negociações e nem acordo meia boca, que beneficie apenas os interesses dos empresários. A categoria está cansada de promessas e ser enganada das promessas vazias”, comentou.

Com toda altives de sua experiencia, o presidente alertou a categoria sobre a dívida herdada do seu antecessor, que durante suas gestões (2014 a 2018 e 2019 a 2023), conseguiu elevá-la a cifras vergonhosas. “A situação é extremamente preocupante e caótica. Devemos milhões e, todo patrimônio da entidade, está penhorado por irresponsabilidade de ex-presidente sem moral, que só soube falar demais e agir bem menos”, afirmou o presidente.

Edivaldo argumentou que o momento requer muita união, comprometimento e participação efetiva dos trabalhadores e trabalhadoras nos próximos passos decisivos na luta que visa “resgatar”, todos direitos e benefícios que foram “subtraídos”, por intermédios das negociadas praticadas pelo falso e inescrupuloso representante da classe.

“Fui eleito presidente para representa-los mais uma vez. Quero deixar um legado positivo, do qual todos vocês terão orgulho de ter nos escolhidos para representa-los. Engana-se os que pensam e apostam que no nosso exista desunião. Fizemos uma composição não apenas para ganhar eleição, nos unimos pelo bem comum desta categoria e juntos, resgataremos tudo que foi entregue de mão beijada aos empresários”, reafirmou Edivaldo.

Principais Reivindicações da Campanha Salarial 2024 do SMTRUSP

Das 76 Cláusulas pré-existentes da Convenção Coletiva de Trabalho vigência (1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024), sugerimos alterações na redação nas seguintes:

Reduzir 30 minutos na Jornada de Trabalho sem Redução de Salário;

Valorizar Salários Através da Reposição da Inflação e Aumento Real;

Retomar Projetos da Casa Própria;

Manter Emprego dos Cobradores e Cobradoras com Tarifa Zero;

Melhorar as Condições de Saúde e Segurança no Trabalho;

Reajustar Valor do PPR – Programa de Participação nos Resultados;

Implantar Garagem Escola de Acordo com Legislação Vigente;

Reativar Auto – Escola e Instituto O Resgate;

Organizar Atividades para Todos Seguimentos da Categoria – CIPA, Mulheres,

Manutenção, Jovens, Negros, Pessoas Com Deficiência, com Mães e Pais que

Tenham filhos Excepcionais e Pessoas com Dependência Químicas…

Garantir 02 anos de Plano de Saúde para trabalhador (a) afastados pelo INSS;

Fornecer a cesta-básica pelo período de 02 anos aos trabalhadores (as) afastados pelo INSS;

Firmar convênio com clinicas para recuperar os trabalhadores (as) que são dependentes químicos;

Liberar os Cipeiros titulares para reunião bimestral no sindicato;

Realizar o Seminário Bienal dos Cipeiros;

Desburocratizar benefício ao Auxílio Funeral;

Folgas no setor de operação só nos finais de semana;

Autorizar desconto no pagamento de eventual de empréstimo adquirido na Cooperativa de Crédito para regularizar o nome na Caixa Econômica Federal;

Entrega dos crachás dos trabalhadores (as) afastados;

INPC/IBGE, IPC/FIPE ou IPCA/IBGE – período de 1/05/2023 a 30/04/2024);

Aumento Real de Salários;

Reajuste digno no VR – Vale Refeição e o fim dos descontos em caso de faltas ao trabalho;

Abono Salarial Mensal no valor de R$ 500,00 (quatrocentos reais), para os motoristas e manobristas de veículos de grande porte (articulados, biarticulados e trólebus);

Reajuste nos valores do Seguro de Vida;

Convênio médico e odontológico, gratuito para mais um dependente;

Manter benefícios (cesta-básica e convênio médico) por dois anos para os afastados pelo INSS e para os portadores de doenças crônicas por tempo indeterminado;

Instituir Piso Salarial para todas as funções, implantar Plano de Carreira interligado com o Plano de Avaliação de Desempenho e Cargos e Salários para os trabalhadores do setor de manutenção;

Seguro Obrigatório para cobrir despesas de avarias de terceiros.