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14 de Fevereiro de 2022

Prefeitura de SP inicia processos de implantação do Terminal Cocaia, na Billings, e da continuação de parte do corredor Leste Itaquera

Prefeitura de SP inicia processos de implantação do Terminal Cocaia, na Billings, e da continuação de parte do corredor Leste Itaquera

Decretos publicados na sexta (11) viabilizam desapropriações de áreas para o futuro Sistema de Transporte Público Hidroviário e para trecho do Corredor de ônibus Itaquera

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, deu início à implantação de duas importantes obras do transporte coletivo da capital.

Na sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, abriu dois processos de desapropriação para implantação de equipamentos de transporte coletivo de passageiros da capital.

São dois decretos, ambos publicados no Diário Oficial do Município.

Os decretos declaram de utilidade pública, para desapropriação, imóveis particulares para a implantação de terminal de ônibus no distrito do Grajaú, e implantação de corredor no Aricanduva.

A declaração de utilidade pública tem por finalidade permitir ao Município a desapropriação judicial ou a aquisição mediante acordo.

A SPTrans informa que o primeiro decreto, de nº 61.403, o ato atingiu imóvel particular situado no Distrito de Grajaú, Subprefeitura de Capela do Socorro, contido em área de 50.946,51m².

Esta área refere-se ao Terminal Cocaia, equipamento planejado para ser implantado próximo à Estrada Canal do Cocaia. O terminal de ônibus integra o projeto do Sistema de Transporte Público Hidroviário na Represa Billings, e acomodará linhas de ônibus da localidade, permitindo a transferência dos usuários do sistema de ônibus para as embarcações de travessia aquática entre Cocaia e Pedreira.

Já no segundo decreto, nº 61.044, foram declarados de utilidade pública imóveis particulares situados no Distrito do Carrão, Subprefeitura de Aricanduva, contidos em área de 4.278,77m².

Neste caso o processo visa o novo trecho do corredor Leste Itaquera, projetado para ser implantado na Av. Itaquera, entre o Terminal Carrão e a Avenida Aricanduva.

PROJETO AQUÁTICO

Vale citar que o prefeito Ricardo Nunes, então vereador em 2014, propôs um projeto que previa a incorporação do Sistema de Transporte Público Hidroviário de São Paulo (STPHSP) à rede de transporte coletivo.

Aprovada e depois promulgada no mês de junho daquele ano, a Lei 16.010/2014 determina integrar o transporte por rios e represas da cidade ao sistema de transporte por ônibus e trilhos, tudo pago com o Bilhete Único. Pela Lei, os portos estarão integrados ao sistema de ônibus, metrôs e trens.

Uma vez eleito, o falecido prefeito Bruno Covas incluiu em seu Plano de Metas, hoje aprovado pela Câmara, a implantação do Sistema de Transporte Público Hidroviário na represa Billings. A proposta inclui a construção de atracadouros integrados a terminais de ônibus para embarque e desembarque na rede de transporte público hidroviário.

A implantação do Terminal Cocaia já é um sinal de que o projeto poderá sair do papel.

Fonte diário do transporte