Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

2 de outubro de 2023

Outubro Rosa: Sindicato apoia campanha de conscientização no combate ao câncer de mama

Outubro Rosa: Sindicato apoia campanha de conscientização no combate ao câncer de mama

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início dos anos 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Desde então, esta importante campanha expandiu-se pelo mundo divulgando informações sobre o câncer de mama e fortalecendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Quanto mais cedo for encontrado o tumor, menor a possibilidade de envio de células metastáticas para outros órgãos, espalhando o câncer pelo corpo.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2022 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores incidências estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

 

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja,
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Para a secretária da Mulher, Luciana Borges, o exame preventivo é fundamental para a saúde e qualidade de vida das companheiras. “O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres. Se descoberto precocemente, o tratamento tem a probabilidade de cura em 95%. Por isso, a prevenção é o melhor caminho e a secretaria das mulheres está pronta para ajudá-las”, afirmou.

As recomendações são para que todas as mulheres, independentemente da idade, reconheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Para auxiliar no diagnóstico, observe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar eventuais alterações suspeitas.

“Apoiamos essa campanha e sempre alertamos as mulheres da categoria com uma série de ações de conscientização tanto nas garagens de ônibus quanto na entidade. A saúde das companheiras do transporte urbano faz parte das prioridades do nosso Sindicato”, destacou o presidente do SindMotoristas, Cristiano Porangaba (Crizinho).