Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Novo ministro da Fazenda promete reformas trabalhista e da previdência para este ano

Novo ministro da Fazenda promete reformas trabalhista e da previdência para este ano

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que assumiu o posto (21/12), mostrou que continuará com as velhas políticas de arrocho de seu antecessor. Promete para 2016 fazer as reformas da previdência e trabalhista, que mudarão para pior os nossos direitos.   Barbosa quer impor a idade mínima para a aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres, combinada ao fator 85/95 ( entenda o  cálculo aqui)  ou uma idade mínima que seria ajustada conforme o crescimento populacional.   Não adianta a conta que a gente faça, prevalecerá a seguinte sentença: os trabalhadores vão trabalhar mais (quase até a morte) e receber menos (salário de fome).  

Segundo declarações de Barbosa, além da reforma da previdência, está prevista em sua lista de medidas antitrabalhador, uma reforma trabalhista. Ainda não foi anunciada a proposta, mas visa desburocratizar, nas palavras dele, negociações entre trabalhadores e empregadores, ou seja, abrir caminho para flexibilização de direitos e negociações individuais, que só servem para desmobilizar a organização da classe.   Vai seguir à risca e com rigor a política de ajuste fiscal que só tem servido aos interesses dos patrões e das elites, retirando direitos básicos que os trabalhadores lutaram para conquistar.

Em suas palavras: “Esperamos consolidar e terminar essa proposta no começo de 2016 e poderemos mandar para o Congresso as leis e a emenda constitucional no começo do próximo ano”, afirmou Barbosa.   Barbosa foi além ao reconhecer que os ataques em 2016 se aprofundarão: “Infelizmente, o tamanho do corte [neste ano] não foi suficiente para atingirmos a meta inicial de primário deste ano [pagamento da dúvida pública], mas vamos continuar a adotar medidas. E há muitas propostas já enviadas ao Congresso que esperamos aprovar na primeira metade do próximo ano.”  

 Para mostrar serviço para os empresários e poderosos vai atuar contra os trabalhadores.

Ou a classe trabalhadora se une mobiliza e vai pra cima defender seus direitos ou a precarização do emprego será questão de tempo no Brasil.