15 de Abril de 2024

Membros da comissão de negociação são preparados e orientados para as reuniões com o patronal

A direção do SMTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) promoveu, nesta segunda-feira (15), o 2º encontro com os membros da comissão de negociação, convicta de uma lema: prepará-los ao máximo para a Campanha Salarial 2024.

O secretário de organização sindical e relações sindicais, Nailton Francisco de Souza (Porreta), o secretário-geral José Alves Pinheiro Neto (Netinho) e o advogado da entidade, dr. Arnaldo Dantas, realizaram um trabalho dinâmico com os presentes, esclarecendo dúvidas e passando informações importantes, que serão trabalhadas no transcorrer das negociações.

Durante a reunião, foram elencados 13 pontos, como: desafios da Campanha Salarial; quais objetivos focar; diferença entre tática e estratégia; fatores determinantes para o sucesso das negociações (e quais são); acordos possíveis nas negociações; diferenças entre CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) e qual o mais importante; significado do dissídio coletivo de trabalho; impactos da Lei 13.467/2017 nas negociações; importância da ultratividade no processo de negociação, pra que serve a comissão de negociação salarial, e por fim, quem tem responsabilidade no processo (diretoria do sindicato ou membros da comissão).

Os companheiros e companheiras tiveram participação efetiva na explanação de cada pergunta/questionamento, colocando suas opinião, esclarecendo dúvidas e somando conhecimento para as negociações, que, como bem diz o presidente Edivaldo Santiago: “serão bastante discutidas, ponto a ponto, com riqueza de detalhes”.

“O objetivo deste encontro é trazer o máximo de informações para os membros da comissão, que serão muito exigidos no decorrer da campanha nas rodadas de negociação, reuniões estratégicas e sobretudo com os trabalhadores nas bases que os escolheram para esta missão”, destacou Nailton.

“Como sempre ressalto, nossa capacidade de mobilização fará a diferença nas negociações. Este momento é especial e temos que estar prontos, unidos e organizados para lutar pelos interesses dos trabalhadores”, disse Netinho, secretário-geral.