29 de junho de 2022

Greve é encerrada e trabalhadores têm conquistas inéditas

Embora o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) tenha considerado a greve abusiva, determinando o retorno imediato das atividades, a diretoria do SINDMOTORISTAS avalia o movimento grevista como positivo, pois garantiu avanços históricos nas reivindicações da categoria como o pagamento de 100% das horas extras, por exemplo.

A Justiça confirmou o reajuste de 12,47% nos salários e no ticket refeição retroativo a 1º de maio e renovou as principais cláusulas existentes da CCT.

Para a direção do sindicato, o entendimento da corte foi um xeque-mate nos patrões, ao entender que as horas extras e feriados devam ser pagos com 100% acima do valor da hora normal, conforme a lei 13.103/2015.

“Com a decisão da justiça, os trabalhadores têm o direito de pausa a cada 4 horas trabalhadas. As empresas deverão acatar a decisão e se adequarem à essa realidade, não podendo descontar nas horas extras dos trabalhadores”, afirmou o presidente em exercício, Valmir Santana da Paz (Sorriso)

A não concessão deste intervalo penaliza o empregador com o pagamento de multa, além do pagamento a título de horas extras (horário normal + 50%) de todo o tempo eliminado do intervalo.

Ainda, o PLR deve ser objeto de negociação e a adequação de nomenclaturas e plano de carreiras do setor de manutenção, teve o prazo de 60 dias para que definição.

GREVE FOI INEVITÁVEL

Para o sindicato, a greve foi inevitável. “O descaso do SPUrbannuss levou os trabalhadores a fazerem uso da greve, que é a nossa ferramenta de luta. Não tínhamos outro caminho diante de tanto impasse e intransigência”, explicou Sorriso.
Sorriso também lamentou e repudiou as acusações do prefeito Ricardo Nunes, afirmando que a categoria estava em conluio com os empresários. “Foi um comentário infeliz, leviano e muito grave”.

ÔNIBUS VOLTAM A RODAR

Em cumprimento a decisão do TRT, os ônibus voltaram a circular na capital paulista já no final da tarde desta quarta-feira (29).