10 de Abril de 2024

Diretoria da COOPERTRANSP retomará projetos da casa própria em parceria com sindicatos e FTTRESP

O presidente da COOPERTRANSP – Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Transportes do Estado de São Paulo, Almerindo Santos (Tega), reeleito para mais uma mandato de 04 anos (2024-2028), reuniu – se na manhã de quarta-feira (10), com os demais membros da diretoria para definir projetos habitacionais para os trabalhadores e trabalhadoras em transpores no setor rodoviário de cargas e passageiros.

De acordo com ele, a cooperativa investirá pesado em ações que possam atrair cada vez mais associados à instituição, que no momento, infelizmente, passa por dificuldades financeiras. “Vamos inaugurar uma nova jornada de trabalho e conquistas para companheiros e companheiras, que almejam o sonho da casa própria, o sonho de uma vida melhor para seus familiares”, afirmou.

Citou como atrativos para aumentar o número de cooperados à aquisição de terrenos e construção de apartamentos, obtenção de cartas de crédito, bem como parcerias com governos (municipal, estadual e federal), sindicatos, FTTRESP – Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo e centrais sindicais (CUT, Nova Central, UGT, CTB e Força Sindical).

“Os trabalhos iniciaram a todo vapor, pois, inclusive, será agendada uma visita técnica nos próximos dias para conhecimento de um terreno de 29 mil m2, na Avenida Jacu-Pêssego, zona leste. E a expectativa é que levar este projeto para todas regiões da cidade de São Paulo, e bases territoriais das demais entidades coirmãs à COOPERTRANSP”, adiantou Tega.

Levantamento de perfil da categoria

Durante o 8º Congresso da categoria, em Praia Grande, a diretoria do SMTRUSP apresentou no caderno de tese-guia pesquisa que apontava uma das maiores necessidades da categoria: habitação.

A partir deste cenário, a cooperativa realizará um amplo trabalho de conscientização nas garagens e locais de trabalho, obtendo informações como perfil das famílias, quantidade de trabalhadores sem moradia própria, condições de moradia, enfim, para ajudá-los “a transformar o sonho da casa própria em realidade”.

Habitação na pauta da Campanha Salarial

O projeto habitacional será um dos temas de pauta da Campanha Salarial 2024. É um compromisso assumido pelo presidente do SMTRUSP (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), Edivaldo Santiago.

Para o companheiro e diretor Nailton Porreta, os patrões precisam se envolver no projeto. “A moradia é um desejo da categoria. Algo que emociona e motiva. Nosso trabalho vai enveredar por este caminho, e na Campanha Salarial vamos cobrar posicionamento efetivos dos patrões a respeito”.

Saúde financeira da COOPERTRANSP

Hoje a cooperativa gasta mais do que arrecada. De herança maldita ficaram dívidas de INSS, FGTS, parceiros e fornecedores. Os companheiros para estancar a sangria deliberam ações importantes como realização de grande trabalho de associação nas garagens e locais de trabalho – que ajudará no aumento da arrecadação, doações regulares de entidades filiadas e regularização das pendências a partir de renegociações.

Atualmente a cooperativa conta com 2031 associados. “Nosso esforço neste momento é resgatar a confiança e o prestigio da cooperativa. Isso se dará com trabalho sério, prestação de contas e projetos saindo do papel”, destacou Tega.

Resgatar um sonho de 25 anos

A cooperativa “era a sensação da categoria”. E a diretoria eleita vai trabalhar para resgatar a força de uma entidade, que ajudou a melhorar a vida de muitas famílias do transporte. O presidente do SMTRUSP, Edivaldo Santiago, idealizador do projeto, afirmou: “Vamos trabalhar juntos para fortalecer a cooperativa, dando-a condições de implementar projetos habitacionais em prol da categoria. Trabalhador não vive bem sem um lar para sua gente. Vamos ajudá-los e continuar escrevendo esta história que teve início 25 anos atrás”.