15 de Abril de 2024

DIEESE apresenta subsídios para as negociações aos membros da comissão da Campanha Salarial 2024

Os indicadores numa Campanha Salarial são instrumentos fundamentais para o sucesso nas negociações.

Com o objetivo de preparar os membros da comissão de negociação, a direção do SMTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) convidou, através do secretário da pasta, Herbert Santos de Oliveira (Binho), o supervisor técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Fernando de Lima, para interpretar dados e indicadores relevantes, tendo como referência o Boletim de Subsídio à Negociação Coletiva.

Segundo Fernando, o contexto das negociações tem relação direta com diferentes tipos de conjunturas, como econômica, social, política e da categoria. “Apesar de estar debruçado nos indicadores econômicos, que são o carro-chefe, não podemos nos esquecer de trazer para o centro dos estudos e dos debates outros cenários que são eixos importantes e dialogam com as reivindicações da categoria”.

No boletim – com dados auferidos da SPTRANS e DIEESE – foram apresentados importantes indicadores, como o aumento do número de passageiros, com variação na ordem de 20,4% em 2024. No mesmo período, a frota sofreu retração de 13,3%.

Este cenário indica, na avaliação do técnico do DIEESE, um aspecto que pode ser bem explorado nas negociações: os trabalhadores da categoria estão expostos a mais trabalho, jornadas excessivas e maior estresse. Diante disso, podem requerer melhores condições e salários.

“Tenham certeza de que as empresas estão lucrando mais com a diminuição da frota e aumento do número de passageiros pelo aquecimento gradativo da economia. Por isso, sim, há margem pra negociação”, destaca Fernando.

De acordo com dados da SPTRANS, em 2023 as empresas obtiveram lucro bruto de R$ 3,8 bi e líquido de R$ 3,7 bi.

O quesito alimentação também foi bastante explorado na apresentação, pois, na leitura do DIEESE, existe enorme disparidade na chamada “alimentação no domicílio” (2,34%) – consumido em casa – para os chamados “alimentos fora de casa (4,68%) – em bares e restaurantes, por exemplo.

A cesta básica – também calculada pelo DIEESE – no período de um ano apresentou aumento substancial de 10,7%, acima da inflação. Saltou de R$ 734,77 para 813,26.

“O DIEESE é um parceiro histórico e confiável, que tenho certeza vai nos auxiliar e nos preparar para as negociações com os patrões na Campanha Salarial. Não podemos trabalhar com achismos, mas com dados concretos embasados. Nesta Campanha, todos nós, vamos nos comportar como negociadores na luta pelo que é melhor para a categoria!”, afirmou o presidente Edivaldo Santiago.