Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Despesas de janeiro pesam no orçamento do brasileiro

Despesas de janeiro pesam no orçamento do brasileiro

O ano de 2016 começou e as cobranças de janeiro chegam com reajustes e quase ao mesmo tempo. Tão certo quanto o Natal em dezembro, são as contas de janeiro: IPVA, IPTU, matrícula da escola, material escolar e os gastos com as festas de fim de ano.

No mundo ideal você pega tudo isso, paga à vista, aproveita os descontos e se livra das cobranças. Mas no mundo real, nem sempre dá para ser assim. Aí tem que escolher: o que pagar agora. E o que deixar para depois. Sem esquecer de botar na conta as despesas fixas como moradia, luz, transporte e alimentação. “Janeiro deste ano está mais pesado porque a inflação de 2015 foi muito alta e muitos dos impostos que são pagos agora, no começo do ano, estão tendo esse reajuste. O ideal é que o consumidor aperte o cinto e pague esses impostos, essas tarifas sem ter que tomar dinheiro emprestado”, aconselha o economista Juan Jensen.

Até porque dinheiro emprestado do banco custa caro. “Cheque especial hoje, em média, 10,11% ao mês; cartão de crédito, média de 14%, 15% ao mês. Ou seja, juros muito altos, [de modo] que não compensa você entrar nessa linha de crédito, usar esse dinheiro pra pagar outras contas com juros menores”, explica o consultor em educação financeira Edward Claudio Junior.

Fique informado!

Já estão em vigor os novos valores dos auxílios alimentação,
saúde e creche dos servidores federais do Poder Executivo

Quase 10 milhões de aposentados do INSS
ganharão aumento de 11,57% neste mês