7 de Fevereiro de 2024

Metrô seleciona três propostas na concessão de terminais de ônibus integrados às linhas 1-Azul e 3-Vermelha

Ao todo são 15 terminais, dos quais, em sete poderão ser construídos edifícios. Documentação das empresas será analisada no dia 14.

ADAMO BAZANI

Três empresas foram classificadas no projeto de concessão de 15 terminais de ônibus na cidade de São Paulo sob responsabilidade do Metrô.  A decisão de qual empresa vai assumir de fato os terminais deve sair no dia 14 de maio, quando haverá a análise da documentação destas empresas.

A concessão abrange terminais integrados às linhas 1-Azul e 3-Vermelha e será por 40 anos

A empresa ou consórcio vencedor terá o direito de explorar publicidade e construir edifícios para outros negócios.

Em troca, a concessionária terá de cuidar da manutenção, limpeza e fazer melhorias nestes terminais. Ao final do prazo de concessão, todos os prédios e bens implantados nos terminais se tornam patrimônios do Estado.

A primeira classifica em relação às propostas comerciais de outorga mensal ao Governo do Estado foi a Fran Capital VI Fundo de Investimento Imobiliário, com R$ 182,34 milhões. A segunda proposta classifica foi da Vitacom Participações S.A., que ofereceu R$ 142,34 milhões mensais ao Metrô. A terceira foi o Consórcio PPX Integritate, com oferta de R$ 133, 62 milhões.

Com uma área total de 115 mil metros quadrados, juntos, os 15 terminais em concessão e pontos de ônibus adjacentes recebem uma média de 900 mil passageiros por dia útil que utilizam 259 linhas de ônibus.

Em 2017, o Metrô de SP recebeu 13% de suas receitas de fontes não ligadas diretamente à venda de bilhetes. Isso significa um total de R$ 248,3 milhões, o que representou crescimento de 30% em relação a 2016.

O governo do Estado havia lançado inicialmente o edital de concessão no dia 17 de agosto de 2017. Mas questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) atrasaram a licitação.

No dia 30 de novembro de 2017, a conselheira do TCE, Cristiana de Castro Moraes, questionou os estudos econômico-financeiros, que fixaram os valores do contrato e a forma como o dinheiro será repassado aos cofres do Metrô, na modalidade da licitação.

15 TERMINAIS DE ÔNIBUS OBJETO DE CONCESSÃO:

Linha 1 – Azul

Ana Rosa

Santana

Parada Inglesa

Armênia (sul)

Linha 3 – Vermelha

Vila Matilde

Carrão (norte)

Carrão (sul)

Tatuapé (norte)

Tatuapé (sul)