7 de Fevereiro de 2024

Má conservação e falta de segurança afetam terminais

Escadas rolantes sem funcionar, bilheterias fechadas e falta de segurança.

Esse foi o cenário encontrado pelo Vigilante Agora em terminais de ônibus da capital.

Em comum, todos tinham problemas nos banheiros, como mau cheiro.

Entre os terminais visitados estão três do primeiro pacote de concessão da Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), lançou no dia 23 de abril: Princesa Isabel (região central), Capelinha e Campo Limpo (zona sul).

Os destaques negativos ficaram para os terminais Parque Dom Pedro 2º (centro) e São Mateus (zona leste).

No Dom Pedro 2º, a maior reclamação é a insegurança.

“Já vi pessoas terem celular furtado”, diz a secretária Mariane Pureza, 29 anos.

Em nota, a SPTrans, sob gestão Bruno Covas (PSDB), diz que o tempo médio de espera na bilheteria do terminal Capelinha é de 15 minutos e que, em Pinheiros, um problema técnico aumentou o tempo.

A empresa terceirizada estaria trabalhando para normalizar o serviço.

A SPUrbanuss disse que seguranças fazem rondas preventivas no terminal Dom Pedro 2º para coibir furtos e que há rigorosa rotina de limpeza dos banheiros de todos os terminais que administra (Princesa Isabel, Campo Limpo, Capelinha, Vila Nova Cachoeirinha e Pinheiros).

A Metra, que cuida do São Mateus, diz que a escada rolante voltará a funcionar dia 9.

Com relação à calçada da plataforma A, diz que há fiscalização.

Afirma que apreende produtos de ambulantes e os envia para as regionais.

A empresa diz que usa só bilheterias da plataforma F por baixa demanda.

FONTE: Diário do Transporte