Seminário Planejamento e Ações 2021 foi um sucesso

Na abertura do “Seminário Planejamento e Ações 2021” realizado no último dia (18), na FTTRESP (Federação dos Trabalhadores em Transportes do Estado de São Paulo), o presidente e deputado federal, Valdevan Noventa, falou sobre sua trajetória na entidade, relembrou a construção de uma carreira consolidada e pautada em princípios éticos, unidade, transparência, democracia e, acima de tudo, no respeito aos interesses coletivos.
“Não foi fácil chegar até aqui. A caminhada é árdua e penosa. É preciso usar sabedoria, inteligência, saber dialogar, entender , ouvir e decidir com democracia. Fazemos parte de um todo e aqui tudo deve ser discutido em conjunto’’.
O SEMINÁRIO
Noventa, além de agradecer a presença dos representantes sindicais (UGT, NCST e CTB), os parabenizou pelos discursos de análise da atual conjuntura política do país. Em seguida, saiu para participar de uma reunião com o setor patronal e representantes da administração pública municipal para tratar da garantia de emprego dos trabalhadores aposentados e afastados devido a pandemia.
Enquanto isso, o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, falou sobre a questão da pandemia e seus reflexos no setor econômico, bem como as dificuldades impostas pelo atual governo federal.
Já o presidente da Nova Central-SP, Luiz Gonçalves (Luizinho), enfatizou a questão do desemprego no país que alcança em média dos 30 milhões de pessoas.
José Carlos Negão, representando a CTB, ratificou os discursos, falando sobre as dificuldades sindicais em virtude das reformas trabalhistas e do enfraquecimento das representatividades trabalhistas na Câmara.No mesmo raciocínio foi o discurso do vice-presidente da FTTRESP, Antônio Matias (Ceará), falou sobre a questão dos aplicativos que têm precarizado a situação dos profissionais e enfraquecido a mão-de-obra.
Além das questões políticas, houve também palestras de caráter informativo e saúde, como a do Dr. Kléber, que abordou questões da COVID-19, elucidou situações pertinentes à doença, citou que é possível abrir CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) aos que contraíram a doença, uma vez que pode ser caracteriza como doença ocupacional adquirida em função do trabalho.
O tema da vacinação também foi tratado no encontro. O sindicato tem exigido prioridade na imunização dos condutores.