Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

19 de Janeiro de 2022

Viação Via Sudeste receberá pauta de reivindicações do Setor da Manutenção

Viação Via Sudeste receberá pauta de reivindicações do Setor da Manutenção

Na manhã dessa última terça-feira (18), o Sindmotoristas, por meio do secretário de Assuntos dos Trabalhadores do Setor de Manutenção, Nailton Francisco de Souza (Porreta), reuniu-se com diretores da entidade que representam os profissionais da Viação Via Sudeste Transportes para debater problemas enfrentados pela categoria

Durante o encontro, realizado a pedido do presidente do sindicato, o deputado federal Valdevan Noventa, os sindicalistas apontaram as principais irregularidades e desrespeito às cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT – 2021/2022), definindo as principais reivindicações do setor. O descumprimento de Normas de Saúde e Segurança no Trabalho, funcionários fora de função, defasem salarial entre profissionais do setor de manutenção, demora na promoção funcional, folga dupla, fornecimento gratuito de ferramentas e outras questões foram debatidos pelos dirigentes.

Não hesitaremos em adotar todas as medidas que forem necessárias para proteger os direitos da categoria. A defesa dos nossos direitos, do salário real, das condições de trabalho, do próprio emprego, está em nossas mãos. É preciso ter organização, mobilização, unidade, apoio na base e muita luta, superaremos todos os percalços. Por isso contamos com a colaboração de todos”, afirmou Porreta.

Os diretores Antônio Gonçalves de Miranda (Mirandinha – Secretário de Assuntos Socioeconômico), Mamédio L. Silva, André Luiz Garcia, Ivanildo de Castro Santiago e Lucas Vieira Dias (Lucão) marcaram presença no encontro.

De acordo com Nailton, eles estão convencidos que mesmo em meio à crise, os negócios das empresas de ônibus se mantém rentáveis. Por isso, solicitarão a abertura imediata de negociação para discutir uma pauta com destaque para os seguintes pontos:
Solucionar situação dos funcionários comprovadamente fora de função;
Corrigir defasagens salariais dos borracheiros, manobristas e outras funções;
Regularizar entrega de ferramentas, uniformes e jaquetas;
Acabar com a terceirização no lavador;
Garantir promoção para quem esteja com dois ou mais nos na função;
Implantar folga dupla;
Proibir pinturas de veículos nas valetas;
Garantir o pagamento de feriado trabalhado no holerite;
Fazer cumprir e respeitar às Normas de Saúde e Segurança no Trabalho, referente a reforma de valetas; borracharia; instalações sanitárias, refeitório e vestiários.