12 de agosto de 2019

VERGONHA! Patrões não honram compromisso e Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020 não é assinada

O que era para ser a celebração de mais um acordo entre o Sindmotorista e o SPURBANUSS, não aconteceu.

Na manhã desta segunda-feira (12), a diretoria do sindicato esteve na sede da entidade patronal para assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020. No entanto, os empresários de ônibus recuaram da decisão de assinar o documento, alegando que não têm recursos para arcar com o pagamento integral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), em setembro.
Além de “chorar” dificuldades, o SPURBANUSS propôs quitar a PLR somente em março de 2020.
Diante de tamanho absurdo, os dirigentes não permitiram que a conversa continuasse. Para os representantes dos trabalhadores isso é uma falta de respeito, os empresários estão de má fé com o Sindmotoristas e com todos os condutores.
O presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso), disse que a Prefeitura e os patrões querem jogar no ombro do trabalhador todas as consequências da crise do sistema de transporte público da capital paulista. “Quem cavou esse rombo no setor não fomos nós, trabalhadores. Eles estão enganados se pensam que a corda vai arrebentar do lado mais fraco”.
Embora chocada com esse golpe baixo, sem perda de tempo, a diretoria foi às bases informar os trabalhadores sobre o ocorrido. Segundo o presidente Sorriso, na Plenária de amanhã (13), os companheiros e companheiras vão decidir juntos as providências a serem tomadas.
O deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, afirmou que a categoria dará uma resposta à altura aos empresários de ônibus que “roeram a corda” e, na assinatura da CCT, vieram com uma proposta imoral para pagar a PLR. “Não está descartada uma eventual paralisação”, declarou Noventa.

Amanhã, 13 de agosto
PLENÁRIA DA CATEGORIA
Horário: 10:30 horas
Local: Sede do Sindmotoristas
(R. Pirapintingui, 75, Liberdade, São Paulo)

O Sindmotoristas convoca, em caráter de urgência, toda a diretoria, delegados, cipeiros, militantes e trabalhadores para a Plenária, que será realizada nesta terça-feira (13), na sede da entidade.
Os companheiros discutirão quais as ações a serem adotadas pela categoria diante do recuo do SPURBANUSS (sindicato patronal) em assinar a Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020, conforme foi acordado com o sindicato e aprovado por mais de 6 mil trabalhadores, em assembleia.
Juntos na luta!