Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Vacina fracionada da febre amarela será aplicada em 52 municípios de SP

Vacina fracionada da febre amarela será aplicada em 52 municípios de SP

A vacinação da dose fracionada da vacina de febre amarela será realizada em 52 municípios do estado de São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, a meta de vacinação é de 6,3 milhões de pessoas em todo o estado. A campanha será realizada de 3 a 24 de fevereiro.

A dose fracionada tem tem 0,1 ml, enquanto que uma dose convencional tem 0,5 ml. Segundo Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a vacina permite a imunização por oito anos.

“As 52 cidades vão começar a vacinação simultaneamente”, diz Boulos. “Elas foram selecionadas por estarem em área receptiva, por estarem muito próximas em áreas de mata onde ocorre a circulação do vírus. Nas áreas onde já estamos vacinando porque já circula o vírus continuaremos dando a vacina convencional e todos os outros viajantes para essas áreas receberão a vacina convencional. A vacina fracionada está selecionada para um grupo onde vamos vacinar muita gente em pouco tempo.”

A dose fracionada não será destinada a todos, diz a pasta. Crianças de 9 meses a até 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids), gestantes e viajantes internacionais vão continuar tomando a dose padrão.

    arte-vacina.jpg

Mapa mostra os municípios de SP onde haverá vacina fracionada da febre amarela (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

 

Veja os 52 municípios do estado de São Paulo que vão fazer a vacinação fracionada da febre amarela:

 

 

Aparecida Arapeí Areias Bananal Bertioga Caçapava Cachoeira Paulista Canas Caraguatatuba Cruzeiro Cubatão Cunha Diadema Guaratinguetá Guarujá Igaratá Ilhabela Itanhaém Jacareí Jambeiro Lagoinha Lavrinhas Lorena Mauá Mongaguá Monteiro Lobato Natividade da Serra Paraibuna Peruíbe Pindamonhangaba Piquete Potim Praia Grande Queluz Redenção da Serra Ribeirão Pires Rio Grande da Serra Roseira Santa Branca Santo André Santos São Bento do Sapucaí São Bernardo do Campo São José do Barreiro São José dos Campos São Juís do Paraitinga São Sebastião São Vicente Silveiras Taubaté Tremembé Ubatuba

 

  febre-amarela.png

Febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

 

Mortes

 

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou na tarde desta segunda-feira (8) que 13 pessoas morreram de febre amarela no estado desde janeiro de 2017 até hoje.

A dose da vacina será dividida para ampliar a imunização. A ideia é aplicar a dose concentrada nas áreas de risco (bairros próximos aos parques onde foram localizados macacos mortos com o vírus da febre amarela) e a fracionada nas demais regiões do estado.

A vacinação irá começar nos lugares onde o vírus está circulando, mas o objetivo é que, em um ano, atinja todo o estado. Para isso, será feita em etapas. 

  febre-amarela.jpg

Três casos de febre amarela são confirmados em SP (Foto: Rede Globo)

 

Mairiporã

 

Subiu para 31 o número de casos suspeitos de febre amarela em Mairiporã, município da Grande São Paulo. Destes, 11 são óbitos, 17 pacientes estão hospitalizados e 3 tiveram alta, informou a Prefeitura de Mairiporã. Os dados são de 13 de dezembro até esta terça-feira (9).

Para o coordenador de controle de doenças do estado de São Paulo, Marcos Boulos, Mairiporã está em estado emergencial. Em reunião nesta segunda-feira (8), requisitada pela Prefeitura de Mairiporã, ficaram definidas medidas de apoio do governo à cidade, como visitas técnicas às unidades hospitalares.