12 de outubro de 2020

USP lança Guia para as Eleições 2020 e sugere avanço na substituição dos combustíveis fósseis no transporte público

Garantir o acesso dos mais pobres aos serviços de transporte público na cidade com isenção de tarifas e aprimorar os sistemas de sinalização viária, inclusive faixas de pedestres e semáforos, para diminuir a incidência de mortes por acidentes de trânsito.

Estas são duas das recomendações que o Guia para Cidades Sustentáveis – Eleições 2020, desenvolvido pelo Centro de Síntese USP-Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo traz para os candidatos e partidos nas eleições municipais.

O documento foi elaborado com três objetivos principais: fornecer parâmetros que possam balizar a decisão de candidatos a cargos de vereadores e prefeitos das cidades brasileiras no sentido de aumentar a sustentabilidade urbana dos municípios; subsidiar a mídia para questionar os candidatos em debates e entrevistas; e fornecer à população uma ferramenta qualificada de cobrança dos candidatos sobre o que prometem e o que cumprem.

Os itens apresentados derivam da Agenda 2030 da ONU, que traz 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015 a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável até 2030.

No caso da Mobilidade, o Guia para Cidades Sustentáveis – Eleições 2020 apresenta 17 pontos, cada um deles vinculado a um ODS específico:

1) Garantir o acesso dos mais pobres aos serviços de transporte público na cidade com isenção de tarifas;

2) Aprimorar os sistemas de sinalização viária, inclusive faixas de pedestres e semáforos, para diminuir a incidência de mortes por acidentes de trânsito;

3) Promover a educação para o trânsito na cidade, visando diminuir o número de mortes de pedestres e ciclistas;

4) Avançar na substituição dos combustíveis fósseis no transporte público e fomentar a mobilidade ativa para diminuir a poluição do ar e doenças;

5) Garantir que os equipamentos de educação da cidade sejam acessíveis por transporte público, inclusive para portadores de deficiência;

6) Promover a resiliência dos equipamentos de mobilidade urbana na cidade e tecnologias de substituição do asfalto por material permeável;

7) Expandir a TI, internet das coisas e big data para aprimorar a gestão da mobilidade urbana na cidade e o acesso do usuário às informações;

8) Garantir o acesso das pessoas com deficiência aos serviços de transporte público na cidade e o uso de todos os modais com segurança e qualidade;

9) Proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço justo e não discriminatório;

10)Melhorar a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos;

11)Garantir condições de segurança no transporte público, provimento de iluminação pública nos pontos de ônibus e terminais;

12) Tornar o serviço de transporte público municipal 100% acessível, o que inclui estações e pontos de parada;

13) Incorporar soluções baseadas na natureza na ampliação/manutenção do sistema viário da cidade, como medida de adaptação e resiliência climática;

14) Promover mobilidade urbana sustentável, com qualidade do transporte público e de opções de deslocamento individual de baixo carbono;

15) Promover ações para coibir a violência no trânsito;

16) Garantir e promover a ampla participação da sociedade civil na gestão do sistema de mobilidade urbana na cidade;

17) Promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes no setor de mobilidade urbana.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU são:

ODS 1 – Erradicação da Pobreza

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável