Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

22 de novembro de 2024

Trabalhadores das garagens da Metrópole Paulista comparecem em massa às urnas escolher seus cipeiros

Trabalhadores das garagens da Metrópole Paulista comparecem em massa às urnas escolher seus cipeiros

Foram encerradas nesta sexta-feira (22) as eleições para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) gestão 2024-2025 na Metrópole Paulista, que engloba as garagens Pinedo, M’Boi Mirim (zona sul), Brás (região central), AE Carvalho, Imperador, Itaim e Iguatemi (zona leste).

Milhares de companheiros e companheiras foram em massa às urnas escolher seus candidatos, de forma livre e democrática, para representá-los nas garagens, em respeito ao lema do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) que diz: com SAÚDE E SEGURANÇA NÃO SE BRINCA!

Cumprindo uma tradição histórica da entidade, a Secretaria de Saúde, por meio dos diretores Antonio Barbosa de Jesus (Xarope) e Uilton de Jesus Santos (Pio) visitaram as garagens e acompanharam de perto todo processo eleitoral, que ocorreu de forma simultânea. E se mostraram bastante satisfeitos com a organização e a vontade dos trabalhadores em votar nos seus candidatos.

“Fizemos questão de estar ao lado dos companheiros e companheiras para garantir o sagrado direito ao voto e sua escolha para cipeiro, sem intransigência e opressão. Tenho certeza de que o resultado foi extremamente positivo como das garagens do sistema”, destacou Piu.

Na gestão do presidente Edivaldo Santiago e do vice-presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), as eleições para CIPAA resgataram a importância e valor deste trabalho dentro das garagens, onde os candidatos apresentam propostas efetivas e se colocam à disposição para apontar os problemas e ajudar nas soluções junto aos diretores, delegados e militantes. Um trabalho colegiado em busca da permanente melhoria das condições nos locais de trabalho.

“Daqui pra frente será assim, o trabalho desta secretaria será marcado por ampla atuação nas garagens em favor da saúde e segurança, que promove a qualidade do serviço prestado e o bem-estar dos trabalhadores. E as eleições serão bem disputadas com companheiros a altura do compromisso assumido”, ressaltou Xarope.

Na Campanha Salarial 2024, o presidente Edivaldo Santiago, com a diretoria do SMTTRUSP, avançou na questão da Saúde e Segurança no trabalho, com manutenção e avanços em cláusulas específicas, que constam no item III da convenção “Condições de Saúde e Segurança do Trabalho”. Destaque para a cláusula 33ª, cujo seminários dos cipeiros – a partir desta Campanha Salarial – serão realizados anualmente de forma bipartite (sindicato – empresas).

 

Eleição expressiva de mulheres

Uma mudança extremamente positiva marcou as eleições da CIPAA nas garagens da Metrópole Paulista: a participação efetiva das companheiras. E, melhor, com muitas delas sendo eleitas cipeiras titulares e suplentes, demonstrando seu compromisso histórico.

O presidente Edivaldo Santiago destacou a presença das companheiras nas eleições, como um símbolo de respeito e diversidade em prol do fortalecimento da categoria. “As mulheres são essenciais em nossas batalhas e enfrentamentos. Na Campanha Salarial nos ajudaram demais em importantes conquistas. E nas eleições da CIPAA mandaram o recado: estamos aqui pra fazer a diferença. Parabéns e contem sempre conosco por seus direitos que são legítimos”, disse.

 

Papel do cipeiro

Ao longo dos anos, a entidade fortaleceu o trabalho da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) com atuação efetiva dos membros eleitos, de forma transparente e democrática pelos trabalhadores.

Nossos representantes têm a incumbência de trabalhar, conforme as determinações previstas na Norma Regulamentadora 5 (NR5), sugerindo medidas de prevenção de acidentes, fiscalizando a implantação de medidas de segurança, providenciando levantamento constantes das condições no local de trabalho, exigindo atualização de equipamentos de proteção individual e manutenção permanente dos veículos, combate aos assédios moral e sexual, ouvindo propostas e sugestões dos demais companheiros, conversando com os diretores nas garagens para ajuda nas demandas, realização de campanhas de conscientização e participando de cursos oferecidos pela empresa e Sindicato.