Trabalhadores das garagens da Metrópole Paulista comparecem em massa às urnas escolher seus cipeiros
Foram encerradas nesta sexta-feira (22) as eleições para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) gestão 2024-2025 na Metrópole Paulista, que engloba as garagens Pinedo, M’Boi Mirim (zona sul), Brás (região central), AE Carvalho, Imperador, Itaim e Iguatemi (zona leste).
Milhares de companheiros e companheiras foram em massa às urnas escolher seus candidatos, de forma livre e democrática, para representá-los nas garagens, em respeito ao lema do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) que diz: com SAÚDE E SEGURANÇA NÃO SE BRINCA!
Cumprindo uma tradição histórica da entidade, a Secretaria de Saúde, por meio dos diretores Antonio Barbosa de Jesus (Xarope) e Uilton de Jesus Santos (Pio) visitaram as garagens e acompanharam de perto todo processo eleitoral, que ocorreu de forma simultânea. E se mostraram bastante satisfeitos com a organização e a vontade dos trabalhadores em votar nos seus candidatos.
“Fizemos questão de estar ao lado dos companheiros e companheiras para garantir o sagrado direito ao voto e sua escolha para cipeiro, sem intransigência e opressão. Tenho certeza de que o resultado foi extremamente positivo como das garagens do sistema”, destacou Piu.
Na gestão do presidente Edivaldo Santiago e do vice-presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), as eleições para CIPAA resgataram a importância e valor deste trabalho dentro das garagens, onde os candidatos apresentam propostas efetivas e se colocam à disposição para apontar os problemas e ajudar nas soluções junto aos diretores, delegados e militantes. Um trabalho colegiado em busca da permanente melhoria das condições nos locais de trabalho.
“Daqui pra frente será assim, o trabalho desta secretaria será marcado por ampla atuação nas garagens em favor da saúde e segurança, que promove a qualidade do serviço prestado e o bem-estar dos trabalhadores. E as eleições serão bem disputadas com companheiros a altura do compromisso assumido”, ressaltou Xarope.
Na Campanha Salarial 2024, o presidente Edivaldo Santiago, com a diretoria do SMTTRUSP, avançou na questão da Saúde e Segurança no trabalho, com manutenção e avanços em cláusulas específicas, que constam no item III da convenção “Condições de Saúde e Segurança do Trabalho”. Destaque para a cláusula 33ª, cujo seminários dos cipeiros – a partir desta Campanha Salarial – serão realizados anualmente de forma bipartite (sindicato – empresas).
Eleição expressiva de mulheres
Uma mudança extremamente positiva marcou as eleições da CIPAA nas garagens da Metrópole Paulista: a participação efetiva das companheiras. E, melhor, com muitas delas sendo eleitas cipeiras titulares e suplentes, demonstrando seu compromisso histórico.
O presidente Edivaldo Santiago destacou a presença das companheiras nas eleições, como um símbolo de respeito e diversidade em prol do fortalecimento da categoria. “As mulheres são essenciais em nossas batalhas e enfrentamentos. Na Campanha Salarial nos ajudaram demais em importantes conquistas. E nas eleições da CIPAA mandaram o recado: estamos aqui pra fazer a diferença. Parabéns e contem sempre conosco por seus direitos que são legítimos”, disse.
Papel do cipeiro
Ao longo dos anos, a entidade fortaleceu o trabalho da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) com atuação efetiva dos membros eleitos, de forma transparente e democrática pelos trabalhadores.
Nossos representantes têm a incumbência de trabalhar, conforme as determinações previstas na Norma Regulamentadora 5 (NR5), sugerindo medidas de prevenção de acidentes, fiscalizando a implantação de medidas de segurança, providenciando levantamento constantes das condições no local de trabalho, exigindo atualização de equipamentos de proteção individual e manutenção permanente dos veículos, combate aos assédios moral e sexual, ouvindo propostas e sugestões dos demais companheiros, conversando com os diretores nas garagens para ajuda nas demandas, realização de campanhas de conscientização e participando de cursos oferecidos pela empresa e Sindicato.