Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de Janeiro de 2022

Trabalhadores da Viação Metrópole Paulista realizam manifestação por descumprimento de CCT

Trabalhadores da Viação Metrópole Paulista realizam manifestação por descumprimento de CCT

Cansados do descumprimento das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os trabalhadores da Viação Metrópole Paulista, unidades M’ Boi Mirim e Itaim Paulista, realizaram uma manifestação na madrugada desta quarta-feira (5). O ato foi liderado pelo Sindmotoristas, por meio dos diretores Tadeu Nicomedes de Lelis (Cabeção), Irenildo Francisco dos Santos (Pastor Iranildo) e Juscelino dos Santos.

Conforme os dirigentes, a ação foi tomada em virtude do descontentamento dos trabalhadores que estão sendo submetidos a folga no meio de semana, não recebendo feriados trabalhados no holerite, programação confusa das férias individuais e cobranças indevidas em situações de acidentes de trânsito.

A manifestação resultou no atraso das frotas, afetando as linhas que atendem aos bairros Jd. Helena, Jd. Romano, Itaim Paulista, na Zona Leste e Capão Redondo, Jd. Nakamura, Jd. Ângela e Jd. Jacira, na Zona Sul, entre outros.

Confira o que consta nas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho:

Férias: o início das férias individuais não pode coincidir com sábados, domingos, feriados ou dias já compensados, sendo que o funcionário tem que ser comunicado antecipadamente;

Quebra de peças: é vedado qualquer desconto nos salários dos empregados por quebra de peças, salvo se ocorrida por culpa grave ou dolo devidamente comprovados e desde que haja acordo firmado;

Escala de folgas: a empresa tem que fixar em locais visíveis e de fácil acesso aos trabalhadores informações sobre as escalas de folga que recairão, preferencialmente, nos finais de semana, com antecedência quinzenal ou mensal.