19 de julho de 2018

Tecnologia, sim. Mas com cobrador!

Na era da tecnologia, há quem acredite que, aos poucos, máquinas e sistemas cada vez mais inteligentes substituirão o homem. Em alguns setores, o cenário segue essa tendência. No entanto, para o SINDMOTORISTAS nenhuma máquina tem a riqueza que o ser humano pode prover, as pessoas continuarão sendo valorizadas e mantidas nos seus postos de trabalho.

Essa sempre será a bandeira levantada pelo sindicato que – sob a condução de Valdevan Noventa – conseguiu manter o emprego dos cobradores, independentemente da possibilidade de implementação de inteligências artificiais capazes de realizarem a sua função. A entidade entende que mais do que cobrar passagens, eles são agentes sociais capacitados para auxiliar a população.

Reportagem veiculada nesta quarta-feira na primeira edição do Bom dia SP mostrou um novo sistema anti fraude que está sendo instalado nos ônibus de São Bernardo. Chamado de biometria facial, o equipamento tem como objetivo identificar passageiros que utilizam o cartão gratuidade, apesar de não terem direito ao benefício. O reconhecimento é feito por uma câmera que tira cerca de cinco fotos do usuário no momento em que ele passa o cartão no leitor. Caso seja identificado o uso indevido da isenção, a pessoa deverá dar explicações, sob o risco de ter o cartão bloqueado.

Para a diretoria do Sindmotoristas, a tecnologia proposta na cidade do ABC chama a atenção e deverá trazer resultados positivos. Porém, deve ser vista como um complemento ao trabalho desenvolvido pelo cobrador. O Sindicato entende que todo novo sistema precisa ser aplicado para contribuir com a qualidade do serviço prestado dentro dos coletivos.

E isso inclui permitir que os cobradores continuem exercendo suas atividades, que vão além de receber o valor pago pelas passagens. A entidade reitera que tecnologia nenhuma será capaz de orientar os passageiros, oferecer suporte ao motorista para acomodar usuários com mobilidade reduzida, auxiliar na organização interna dos ônibus, entre tantas outras ações que facilitam o dia a dia do cidadão paulistano. Avanço tecnológico sim, desde que com a presença do cobrador, sempre!