2 de Abril de 2019

SPTrans homenageia melhores motoristas de 2018

Da Bahia para São Paulo, das rodovias para o trânsito da maior capital do país, de motorista substituto para o melhor profissional da categoria em 2018. São apenas três anos à frente do volante de um dos ônibus da empresa Transppass, porém o suficiente para mostrar que paciência e amor no coração são, sim, diferenciais para se destacar no sistema de transporte de São Paulo.

Não basta saber dirigir, é preciso conduzir com respeito e muito jogo de cintura com aqueles que dependem dos coletivos para ir e vir, com segurança. Foi isso que mostrou Maurício Gregório dos Santos que, aos 38 anos, ficou entre os 32 motoristas escolhidos pelas operadoras como os melhores do ano passado. A homenagem é feita pela SPTrans. O mérito é todo daqueles que cumpriram o seu papel com profissionalismo e dedicação.

Os critérios para ser escolhido são não se envolver em acidentes e não receber multas ou reclamações do público. Pode parecer fácil, mas não é. Qual seria, então, o segredo? “Fazer oração antes de sair de casa, não ter pressa para nada, pois trabalhamos com vidas, respeitar sinalizações, praticar direção defensiva, além de ter muita calma, paciência e amor no coração. Somos mais do que motoristas, somos psicólogos e temos que saber lidar com todos os tipos de passageiros. Tem os que não dão nem ‘bom dia’, mas temos que fazer a nossa parte, não pode só querer brigar”, afirmou dos Santos, que veio de Itabuna, na Bahia, há oito anos, deixando três dos quatro filhos. A primogênita de 16 anos também viajou milhares de quilômetros com a mãe e, hoje, mora com Maurício.

Apesar de estar acostumado com as belas praias do Nordeste, o condutor garante que prefere a cidade grande. “Posso voltar para casa todo dia e é menos perigoso, pois não tem os riscos das rodovias. Lá eu dormia cada dia em uma cidade, passava o final do ano longe da família”, disse o funcionário da Transppass, satisfeito pelo reconhecimento do seu trabalho e pelos prêmios recebidos. “Antes eu apenas cobria férias de outros motoristas, agora me deram de presente a linha 715M, cujo trajeto inclui o Jardim Maria Luiza, via Largo da Pólvora. A melhor parte é circular com os mesmos passageiros, pois antes eu ficava apenas um mês. Quando estava fazendo amizade tinha que sair”, mencionou.

Além da chamada “tabela fixa”, Maurício dos Santos recebeu certificado, medalha e a oportunidade de conhecer a sede da Mercedes-Bens, em São Bernardo do Campo, e a encarroçadora Caio, em Botucatu. Isso sem contar, um final de semana em um resort.

“Gosto muito do que eu faço e sempre digo que uma hora Deus mostra nosso esforço”, ressaltou o motorista, que acompanha de perto o trabalho realizado pelo Sindmotoristas. “Ingressei pelo 28, Sapatilha, são como irmãos para mim. Admiro a luta do Sindicato”.

RECONHECIMENTO

Além do companheiro Maurício da Transppass, motoristas de outras empresas do sistema foram homenageados pela SPTrans, em reconhecimento ao profissionalismo e aos serviços prestados à população usuária do transporte por ônibus. São eles: