15 de Fevereiro de 2019

Situação precária de viadutos de São Paulo preocupa a população

Acidente com um viaduto na pista expressa da Marginal Pinheiros, infiltrações, falta de gradil, buracos e outras falhas em diversas estruturas que compõem os 571 viadutos, pontes, pontilhões, passarelas e túneis da capital paulista. Infelizmente, o cenário falaria por si só. No entanto, as notícias alarmantes sobre as construções são ainda mais chocantes, deixando a população em constante alerta. Matérias veiculadas na grande imprensa no final de 2018, logo após o acidente na zona oeste de São Paulo, mostram o descaso do poder público, a falta de fiscalização e, sobretudo, a impunidade.
O último relatório contratado pela Prefeitura, em 2012, apontou problemas relacionados a falta de manutenção e dados em 85% dos locais analisados. Apesar dos números impactantes, foi constatado também que a administração municipal tinha utilizado até novembro do ano passado apenas 5% do orçamento anual destinado para conservação e manutenção dos viadutos e pontes. Enquanto a previsão inicial era de R$ 44,7 milhões, foram gastos somente R$ 2,4 milhões.
“Seria cômico, se não fosse trágico. Acompanhamos, dentro do que está ao nosso alcance, as condições de ruas, avenidas e demais estruturas por onde passam os nossos motoristas. Quando aconteceu a queda do viaduto na marginal Pinheiros, pressionamos o poder público para que alguma medida fosse tomada para minimizar os transtornos aos trabalhadores e para a população. Buscamos garantir que os condutores sejam minimamente impactados por problemas nas vias públicas mas, infelizmente, dependemos de uma ação mais efetiva do governo”, afirmou o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso).
O líder sindical, junto com a diretoria do Sindicato, está atento a todas as questões relacionadas ao transporte da maior capital do país. Porém, muitas vezes esbarra na burocracia ou, até mesmo, na falta de interesse. “O problema é que essa negligência pode custar a vida de muitas pessoas inocentes. É preciso ter responsabilidade e tomar as medidas necessárias. Não basta prometer, tem que cumprir”.