28 de novembro de 2022

Sindmotoristas se aproxima de acordo, após apresentação da proposta da PLR 2023 pelo setor patronal

A diretoria plena do sindicato esteve reunida, nesta manhã de segunda-feira (28), para avaliar a proposta apresentada pelo SPURBANUSS referente à Participação nos Lucros e Resultados 2023.

Foi consenso entre os dirigentes que as negociações intersindicais avançaram significativamente e que tudo caminha para um acordo entre as partes, só é preciso fazer alguns ajustes para que o mesmo seja consumado.

Para o próximo ano, as empresas de ônibus destinarão 60 milhões de reais para o pagamento da PLR, mediante a aplicação do programa de participação nos resultados, o que daria R$1.500 por trabalhador, a ser pago em duas parcelas. No entanto, quem não tiver direito a receber a PLR “cheia” por não atingir a meta, a diferença não voltará para a empresa, será repassada ao condutor que fizer a lição de casa, ou seja, cumprir 100% do programa.

A comissão de trabalhadores garantiu o compromisso de que o pagamento desse direito será semestral. Dessa forma, a categoria não ficará mais refém da boa vontade ou disposição do setor patronal em negociar.

O presidente do Sindmotoristas, Naílton Francisco de Souza (Porreta), reiterou que o acordo está próximo de ser fechado. Está prevista para o próximo dia 10 de dezembro a data limite para assinar o documento, tempo suficiente para acertar as arestas. Depois, juntos, sindicato e categoria vão valorizar essa luta que muitos davam como caso perdido”.

JULGAMENTO

A título de informação, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP) finalmente julgou o embargo declaratório e confirmou a orientação anterior para a aplicação do Precedente Normativo 35 referente às condições e pagamento da PLR.