4 de Abril de 2019

Sindmotoristas reivindica dois terrenos para a construção da casa própria

Para amenizar o déficit habitacional na categoria a diretoria do SindMotoristas acrescentou na Pauta de Reivindicações (na Cláusula 67ª, que trata do desconto em folha dos associados da Cooperativa Habitacional) o Parágrafo Único: Doação de 2 (dois) terrenos para construção da Casa Própria.

De acordo com Almerindo Santos Oliveira (Tega), Secretário de Habitação do SindMotoristas o problema de moradia em São Paulo é um grande desafio que se agrava com a situação econômica do país, com alto desemprego. Só na capital paulista o déficit habitacional é estimado em 474 mil novas moradias [para famílias com renda mensal de até seis salários mínimos], sendo 358 mil para famílias com renda de até três salários.

“Por mais que o Minha Casa, Minha Vida as faixas 2 e 3 viabilize unidades, esse público do déficit não consegue contratar financiamento. Boa parte, normalmente, é o cidadão que reside em áreas ocupadas e de risco. Neste universo, com certeza têm trabalhadores que nós representamos e precisamos tirá-los desta situação precária”, afirmou o secretário.

A falta de moradia popular é um problema complexo, principalmente em São Paulo, onde a Prefeitura monitora 206 ocupações em toda a cidade que crescem na periferia. Nelas vivem 46 mil famílias. A fila da habitação no município tem mais de 1 milhão de inscritos, sendo que 110 mil famílias estão com os cadastros atualizados à espera de atendimento do poder público. Segundo Tega, esta situação só será normalizada com parcerias bem “intencionadas”.

“Desde o início do ano que fazemos cadastros com os trabalhadores das empresas de ônibus urbano. A procura e a vontade de realizar o sonho da casa própria é um desejo premente e que via a Cooperativa daremos nossa contribuição. No passado conseguimos entregar mais de 700 unidades e necessitamos urgentemente retomar este trabalho. Por isso reivindicamos dos patrões os terrenos”, disse Tega.