25 de novembro de 2019

Sindmotoristas promove Curso de Formação Sindical

Com a preocupação de capacitar seus dirigentes para a nova conjuntura trabalhista e sindical do país, o SINDMOTORISTAS realiza – nesses dias 25 e 26 de novembro, no Clube de Campo do SINTAEMA, em Nazaré Paulista – o Curso de Formação Sindical voltado para um público específico, diretores e delegados sindicais.

Na abertura do evento, o presidente do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso) afirmou que todos os participantes vão sair do curso com mais conhecimento e, também, com a obrigação de repassá-lo aos seus colegas de garagem.

O presidente disse ainda que o deputado federal e líder maior da categoria, Valdevan Noventa, mandou um recado para que os companheiros aproveitem ao máximo essa oportunidade para se fortalecer diante dos desafios que estão sendo postos.

Na maioria dos discursos proferidos pelos componentes da mesa, a preocupação foi com a ofensiva do Governo que tem feito ações para retirar ou precarizar direitos e destruir as organizações de trabalho. O consenso é que a população trabalhadora está sendo “empurrada” para a informalidade. Hoje, forçadamente 31% dos trabalhadores estão sem proteção social, submetidos a baixos salários e desprovidos de direitos como o 13º salário, hora-extra e ticket refeição, antes garantidos na CLT.

O secretário geral, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), falou que por ter o entendimento da formação nas nossas vidas, o deputado Valdevan Noventa apoio de forma irrestrita a realização do curso. O dirigente disse que o movimento sindical está sendo desafiado para a sua reconstrução sobre outros moldes para ter condições de enfrentar os malefícios das reformas Trabalhista e da Previdência e, em um futuro próximo, da reforma Sindical.

O alerta passado é de que o momento é difícil, de “vacas magras”. Por isso, os participantes devem ter comprometimento com a categoria e reproduzam para as suas bases as experiências e as informações que serão de grande valia para a vida de todos os condutores.

Fizeram parte da mesa, além do presidente Sorriso e o secretário geral Chiquinho, os diretores Nailton, Osório, Luciana; delegados Lázaro (Sambaíba G4) e Zóio (Viação Grajaú); o presidente estadual da CTB, Renê, presidente da NCST/SP, Luiz Gonçalves; e o ex-deputado estadual, Alcides Amazonas.