4 de Janeiro de 2023

Sindmotoristas prestigia posse do presidente Lula

Os condutores de São Paulo foram representados em um momento histórico do nosso país.

O secretário de Igualdade Racial, Zé Carlos Negão, e outros companheiros se juntaram a milhares de brasileiros que foram celebrar a posse do presidente Luiz Inácio LULA da Silva, em Brasília, no primeiro dia do ano de 2023.

Com o compromisso de unir os brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial na rampa do Palácio do Planalto, por cidadãos representantes da população em sua diversidade.

Pela terceira vez, LULA será o chefe maior da Nação pelos próximos quatros anos.

Zé Carlos Negão convocou os trabalhadores em transportes para colaborarem e fortalecerem o presidente da República em seu programa de trabalho que prevê o restabelecimento das políticas sociais, promoção da justiça social, valorização da classe trabalhadora e suas respectivas organizações de classe, bem como, outros grandes desafios.

Foram quatro anos de pesadelo vividos pelostrabalhadores e que certamente queremos apagar da memória. Mas é preciso enaltecer a nossa luta nesse período difícil, através das entidades sindicais, resistimos bravamente a todos os tipos de ataque. Agora, sob os alicerces da democracia, vamos também ajudar  na reconstrução do Brasil, enfatizou o dirigente.

REUNIÃO COM GOVERNO DE TRANSIÇÃO

Antes mesmo da posse do novo governo, o presidente do Sindmotoristas, Naílton Francisco de Souza (Porreta), e demais integrantes da comissão das entidades profissionais do transporte se reuniram com o deputado federal JilmarTatto (PT/SP), da equipe de transição do Governo Lula referente às questões relacionadas às cidades, mobilidade urbana e transporte, no último dia 07 de dezembro.

O deputado declarou que há interesse do Governo Lula em aprofundar o debate, mesmo porque já existe uma proposta  de se criar o Sistema Único de Mobilidade Urbana, semelhante ao Sistema Único de Saúde, com a participação dos governos federal, estadual e municipal na prestação gratuita do serviço de transporte à população brasileira.

Naílton elogiou o projeto que considera arrojado e que certamente trará benefícios sociais, mas manifestou preocupação com os impactos junto aos trabalhadores da categoria. “É preciso garantir os postos de trabalho, principalmente dos cobradores, que é uma luta árdua travada pelo Sindmotoristas há anos em São Paulo em defesa do emprego de 18 mil pais e mães de família”.

Na oportunidade, os dirigentes sindicais  da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTTRESP) e sindicatos filiados propuseram a realização de uma conferência nacional do transporte urbano e rodoviário de passageiros e de cargas, com a participação tripartite de representantes dos trabalhadores, empresários e Governo Federal, com o objetivo de debater todas as demandas específicas do segmento e, depois, aprovar no Congresso as diretrizes para o transporte em geral.

“Organizar a conferência nacional, aprovação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e Coletivo Urbano na Câmara e Senado Federal, retomar a discussão do Estatuto do Motorista, a fim de englobar todas as leis relacionadas aos profissionais do volante, dar seguimento às propostas de melhorias de condições de trabalho, como por exemplo, a implantação dos pontos de parada e descanso, que, sem dúvida, é um benefício para os motoristas rodoviários, enfim, essa pauta será o carro chefe das nossas lutas”, enfatizou Naílton para o representante do Governo de Transição.