9 de outubro de 2019

Sindmotoristas orienta trabalhadores a recusarem o PDV

A tentativa de reduzir os postos de trabalho no sistema de transporte público da cidade de São Paulo continua, mas agora por outros meios.
Em um comunicado aos funcionários, a direção da Via Sudeste Transporte propõe a adesão ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). Outras empresas de ônibus também já sinalizam que deverão adotar essa mesma medida.
A proposta promete beneficiar as partes envolvidas. Para o profissional que aceitar a demissão espontânea a empresa pagará todos os direitos trabalhistas. Mas não se iluda, o patrão não ficou “bonzinho” de uma hora pra outra, a intenção é diminuir os gastos com funcionários sob a alegação de que houve desativação de algumas linhas de ônibus.
A princípio, o trabalhador pode se sentir seduzido pelo PDV, afinal passar as festas de fim de ano com dinheiro extra no bolso é sempre bom.
Mas, e depois? A dura realidade do país vai bater na sua porta. Com a extinção de postos de trabalho, retornar ao sistema de transporte público será difícil, quase impossível. Você, então, vai se somar aos 12 milhões de desempregados ou, na melhor das hipóteses, submeter-se ao subemprego: sem registro, sem garantias trabalhistas e salário baixo que mal dá para sobreviver.
O Sindmotoristas orienta os companheiros condutores para não cairem nessa armadilha. Como os empresários de ônibus e a Prefeitura não conseguiram seu intento de promover uma demissão em massa, pois foram impedidos pela ação do sindicato e dos trabalhadores que pararam São Paulo durante dois dias em defesa do emprego, buscam uma saída para continuar com o “desmonte” do sistema. A bola da vez é o Programa de Demissão Voluntária (PDV).
O deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, mostrou-se bastante preocupado com o que considera um novo ataque à categoria, e determinou que os diretores intensifiquem a presença nas garagens e orientem os trabalhadores a não aceitarem a demissão voluntária.
“Todos os dias recebo pedidos de companheiros de profissão e amigos que desejam uma oportunidade de emprego. Pessoas, muitas delas arrependidas por atitudes impensadas no passado, que dariam tudo para estar trabalhando em uma empresa de ônibus, com todas as garantias trabalhistas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho”, declarou Noventa.
O deputado disse ainda se sentir sensibilizado com a situação desesperadora de quem está sem emprego, por isso tenta, na medida do possível, amenizar o sofrimento deste trabalhador e da sua família com ações sociais.
A verdade é que o deputado Noventa e a direção do Sindmotoristas, com esses exemplos, querem forçar o trabalhador a refletir sobre as futuras consequências, caso aceite o PDV.
Vale lembrar que os condutores de São Paulo mostraram para todo o Brasil que sua força está na unidade. Então, que a categoria junto com o sindicato se mantenha unida para assegurar emprego e outros direitos. “Impedimos na luta a Reforma Trabalhista em nosso meio e, assim, faremos para impedir outras maldades. Programa de Demissão Voluntária. Aqui, não”, afirmou o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz.