Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

25 de agosto de 2021

Sindmotoristas faz alerta ao prazo de realização do exame toxicológico periódico

Sindmotoristas faz alerta ao prazo de realização do exame toxicológico periódico

O Sindmotoristas reforça, mais uma vez, a importância dos motoristas profissionais a se atentarem ao prazo de 31 de agosto para realizarem o exame toxicológico. A exigência cabe a todos que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, cujo vencimento seja entre janeiro e junho de 2022.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Pedro Alcântara (Boka de Lata), explica que o Artigo 165-B, inserido na nova Lei do Trânsito, especifica que o condutor que conduzir veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido, incorrerá em infração gravíssima. “A multa será de R$ 1467,35, o equivalente a 49,6% do salário mensal destes profissionais”, destaca.

“Quem perder o prazo de realização do exame estarão sujeitos a penalizações cumulativas. O flagrante acarretará infração gravíssima, com atribuição de 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por três meses, além de pagamento da nova multa. O retorno do direito de dirigir está condicionado à realização de novo exame com resultado negativo. Se você faz parte do grupo que deve realizar o exame toxicológico periódico até o dia 31 de agosto não deixe para última hora”, afirma Boka de Lata.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), no país mais de 835 mil condutores fazem parte do grupo que deve realizar o exame até o dia 31 de agosto.

Por isso, o sindicato recomenda que todos realizem o exame dentro prazo e conscientize os colegas de profissão para terem o mesmo cuidado. “Estar com o exame toxicológico em dia é uma forma de preservar a segurança nas estradas e vias urbanas e contribuir para preservação da vida”, completa.

Vale destacar que a fiscalização iniciaria em abril deste ano, mas foi prorrogada pelo Contran devido aos impactos gerados pela pandemia, sendo que novo calendário, divulgado em abril, foi escalonado conforme o vencimento da CNH e já está em vigor para mais de 10 milhões de condutores.