6 de Janeiro de 2022

Sindmotoristas está atento às condições de trabalho da Viação Transpass

Visando ouvir os trabalhadores, o Sindmotoristas marcou presença no setor de manutenção da Viação Transpass. No encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (6), os dirigentes sindicais puderam constatar diversas situações que demonstram que os profissionais têm atuado de maneira sobrecarregada.

Marcaram presença na assembleia, os diretores Nailton Francisco de Souza (Porreta) e Delcile Pereira Vieira (Delson 28).

“Com uma frota operacional de 218 ônibus e apenas 152 funcionários, sendo dezenas deles fora de função e sobrecarregados de demandas, devido à ausência de manutenção corretiva no período noturno e defasagem de ao menos 40 profissionais, o volume de irregularidades e descontentamento dos que aguardam há anos por uma promoção e melhorais salariais, pode a qualquer momento provocar uma paralisação na empresa”, afirmou Nailton.

Irregularidades como funcionários fora de função; demora na promoção funcional; defasagem salarial; falta de piso salarial em determinadas funções; punições excessivas mediante perseguições da chefia; não fornecimento gratuito de instrumentos de trabalho; desrespeitos às normas de saúde e segurança no trabalho, dentre outras barbaridades foram relatadas.

Na opinião dos sindicalistas esta ação sindical servirá como um recado ao patrão que precisa entender que a paciência da categoria chegou ao seu limite e que não aceitará mais enrolação da direção da Transpass – que insistem em protelar soluções.

“Se eles usarem da racionalidade e entenderem que a manutenção da frota é estratégica e fundamental para o bom funcionamento da empresa, darão mais atenção e valor aos que fazem os reparos preventivos e corretivos para manter a frota em boas condições de segurança e confiabilidade para atender a população”, disse Nailton, secretário de Assuntos da Manutenção do Sindmotoristas..

O dirigente ainda informou que está atento às reivindicações da categoria, juntamente com o presidente e deputado federal Valdevan Noventa.

“Queremos que seja criada nomenclatura para todas as funções existente no setor, que implantado um Quadro de Carreira para estimular o desempenho de cada um via promoções com critérios sérios de avaliação e desempenho de cada função e definir um Plano de Cargos e Salários com equiparação salarial de acordo com os salários pagos no mercado de trabalho”, afirmou.

Nas questões de saúde e segurança no trabalho, relatou que será feito um “Mapa de Risco”, com o apoio dos Cipeiros, para que sejam cobradas das empresas as cláusulas de melhorias do ambiente de trabalho como: valetas; borracharia; instalações sanitárias, refeitórios e vestiários, apoio de veículos, cursos de capacitação profissional, entre outras.

“Não hesitaremos em adotar todas as medidas que forem necessárias para proteger os direitos da categoria. A defesa dos nossos direitos, do salário real, das condições de trabalho, do próprio emprego, está em nossas mãos”, concluiu.